Vantagens e desafios de Estudar na Argentina

Conheça as principais vantagens e desafios que os estudantes brasileiros enfrentam para Estudar na Argentina.

No post de hoje compartilharemos alguns pontos percebidos como vantagens e desafios por estudantes brasileiros na Argentina.

Na Argentina não tem vestibular e o real está altamente valorizado, o que colaborou muito para tornar Buenos Aires um importante destino acadêmico. A cidade está repleta de estudantes estrangeiros de várias nacionalidades e isso se deve ao reconhecimento e destaque acadêmico que algumas Universidades possuem.

Por que estudar na Argentina?

As Universidades Argentinas possuem um reconhecimento acadêmico internacional muito bom.

Sua metodologia de ensino é de sala de aula invertida, onde o conteúdo teórico passa a ser estudado em casa, de forma antecipada a aula, e as atividades e esclarecimento de dúvidas em sala de aula.

A metodologia vem sendo utilizada nas principais Universidades do mundo como Harvard, Stanford,  Massachusetts Institute e Duke University. Essa é uma forma de incentivar a transição do aluno de uma posição passiva como ouvinte, para uma posição protagonista no seu processo de ensino e aprendizagem.

E além de terem um alto padrão de excelência e qualidade acadêmica, as Universidades Argentinas possuem ingresso sem vestibular e são gratuitas.

Qual a desvantagem de estudar na Argentina?

É normal encontrar alguns desafios durante essa jornada, mas isso é bem relativo, variando de pessoa para pessoa. Algumas pessoas se adaptam mais rápido que outras, e a dificuldade de um estudante não necessariamente é a de todos.

Mas alguns pontos que acabam sendo um desafio no início são:
– Distanciamento dos familiares e amigos
– O desafio de aprender um novo idioma
– Adaptação com o clima e a cultura portenha
– Adaptação com a metodologia de ensino

Qual a vantagem de fazer Medicina na Argentina?

Sem dúvidas é a economia de tempo e dinheiro.

Se você tiver perfil, poderá ingressar em Universidades gratuitas como a UBA ou a UNLP, o curso é inteiramente gratuito. E mesmo no caso das instituições privadas, as mensalidades acabam custando bem abaixo do que é cobrado no Brasil, variando entre R$800,00 a R$2.500,00.

E podemos ir além disso…
Buenos Aires foi considerada a melhor cidade para estudantes da América Latina de acordo com o Ranking QS Best Student Cities 2023, e a melhor cidade latinoamericana para viver, de acordo com a revista britânica The Economist.

É uma cidade fortemente universitária, que recebe estudantes de todos os lugares do mundo, é uma experiência cultural e acadêmica incrível. 

Confira abaixo a lista de vantagens e desafios mais citados por estudantes brasileiros em Buenos Aires:

1-Viver longe da família e dos amigos

Longe de ser a mesma coisa, passar as férias longe de casa é bem diferente de ir morar em outro país.

Ter uma nova casa, dividir o seu apartamento com outras pessoas, ter responsabilidades que antes você não tinha como limpar e organizar o seu apartamento, fazer as compras, cozinhar e lavar as suas roupas, juntamente com a saudade do carinho e afeto das pessoas que você mais ama, dificultam o pouco a nossa adaptação, mas passa, um dia de cada vez e quando você menos esperar já saberá como lidar com o famoso aperto no coração.

2-Adaptação com o clima

Isso depende muito de onde você mora, eu sou baiana e sofri muito com o clima de Buenos Aires.

Acostumada com sol o ano inteiro, praia e aquele calorzinho, chegando em Buenos Aires sofri bastante com o outono e inverno da cidade, mas tudo em Buenos Aires é climatizado, você sabendo as roupas adequadas para cada estação é tranquilo. 

3-Comunicação

Durante os primeiros dias, a comunicação será um grande desafio.

É muito frustrante querer se comunicar e não conseguir, então o ideal é focar no idioma e tentar ao máximo evitar falar português, buscando sempre assistir filmes, jornais e documentários em espanhol, escutar músicas argentinas e buscar revistas ou livros de temas que te interessem.

Evitar estar sempre rodeado de brasileiros também faz toda diferença para o aprendizado e domínio do idioma. 

4-Adaptação com a nova cidade

Chegar em uma cidade nova é sempre um desafio não é mesmo? Demora um pouco para aprender a se locomover pela cidade, saber quais ônibus e linha de metrô pegar, onde descer, enfim, como chegar no nosso destino.

No início, recomendo que utilize o aplicativo “como llego” que te mostra todas as opções para chegar aonde você deseja.

5-Adaptação com a cultura e costumes dos argentinos

Só de sair da nossa cidade, já percebemos algumas diferenças culturais, no trânsito, na gastronomia, no estilo e ritmo de vida, imagina saindo do nosso país?

É tudo novo, são formas de pensar diferente, valores, cultura, costumes, ritmos, tudo, é um processo bem legal, dá para aprender muitas coisas novas.

6-Valorização profissional

Sabemos que essa é uma experiência que tem valorizado muito os profissionais e hoje, não só pelo fato de dominar um segundo ou terceiro idioma, mas pelos valores e habilidades adquiridas durante essa experiência.

Qualquer pessoa, de qualquer área e formação, deveria ter a experiência de fazer um intercâmbio no exterior. Aprendemos com a formação acadêmica, mas também aprendemos muito sobre os costumes, leis, gastronomia e principalmente sobre os valores da cultura local, o que para mim, desperta uma nova visão da vida.

7-Maturidade, independência e segurança

Os resultados no final de uma jornada como essa é uma pessoa mais preparada, segura e independente para tomada de decisões em sua vida. É vivendo no exterior que aprendemos a improvisar, que nos tornamos independentes, que aprendemos a valorizar mais as coisas, nos tornamos mais cuidadosos e atenciosos.

Aprendemos a nos defender, ficamos em estado de alerta e otimizamos o nosso tempo com as milhares de atividades que temos que fazer sozinhos (estudar, lavar, passar, arrumar, comprar, organizar, pagar contas, etc) e é essa a experiência que não conseguimos vivenciar estando na nossa zona de conforto, é necessário ir para fora para desenvolver.

A adaptação é um processo de ajustamento, que pode durar dias ou meses, cada pessoa vivencia de uma maneira diferente. É interessante buscar algumas estratégias de enfrentamento que te ajudem a passar por esse período de maneira leve e funcional.

Leia mais:

Adaptação de estudantes brasileiros em Buenos Aires
Como é a vida em Buenos Aires?
Como alinhar as minhas expectativas sobre Buenos Aires?

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.

Mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *