Universidade sem vestibular

Entenda como funciona o ingresso em uma Universidade sem vestibular e conheça as instituições mais reconhecidas de Buenos Aires.

No post de hoje você entenderá como funciona o ingresso em Universidades sem vestibular em Buenos Aires e conhecerá as principais instituições da Argentina presente no ranking das melhores universidades da América Latina e do Mundo.

Existem Universidades sem vestibular?

Existem Universidades sem vestibular, sem concorrência entre os alunos, algumas públicas, gratuitas, e algumas particulares com mensalidades a partir de R$700,00.

Quando partimos do nosso contexto brasileiro achamos isso estranho, parece até golpe, por isso hoje vou explicar que história é essa…

O vestibular é uma metodologia de ingresso nas universidades brasileiras. Fora do Brasil existem as mais variadas formas de ingressar em uma instituição. Na Argentina, por exemplo, não existe vestibular, os argentinos nem sabem o que é.

Quando um argentino finaliza o ensino médio, ele se inscreve no curso e instituição que deseja estudar e participa de um curso de ingresso que tem como objetivo abordar alguns temas introdutórios relacionados com a sua carreira.

O objetivo das Universidades é que esse curso de ingresso seja uma forma de nivelar a todos os estudantes, de uma forma que todos ingressem com a mesma base de ensino. O curso de ingresso não tem como objetivo selecionar os melhores alunos, por isso não é como um vestibular e não existe concorrência, certo?

Universidades públicas X Universidades particulares

Todas têm um curso de ingresso, a diferença entre elas é a duração do curso e os temas. Existem Universidades públicas como a UBA que o curso de ingresso tem duração de 8 meses e corresponde ao primeiro ano acadêmico. Já na UNLP o curso tem duração de 2 semanas. Já nas particulares existem aquelas com curso de ingresso de 2 semanas e outras de 3 meses. 

As disciplinas e temas abordados no curso de ingresso também é algo muito particular de cada Universidade. Algumas focam mais em conteúdos mais introdutórios para adaptação a vida acadêmica, e outras já focam em conteúdos iniciais da carreira.

Como funciona o ingresso em uma Universidade sem vestibular?

As Universidades Argentinas aceitam estudantes estrangeiros, mas para isso, é necessário realizar uma série de trâmites com os documentos solicitados para que a sua matrícula seja admitida. Além disso, na qualidade de estudante estrangeiro, você necessitará tramitar o seu visto permanente e o DNI nos órgãos imigratórios do país.

Além disso, cada instituição tem suas condições de ingresso, então é importante que você conheça os requisitos para matrícula, prazos e condições para iniciar o seu processo de maneira mais assertiva.

E esse é exatamente o nosso trabalho! Te assessorar sobre esses requisitos e tramitar todos os trâmites solicitados pelas instituições de Buenos Aires. 

Quais universidades que não precisa de vestibular?

Quer conhecer as principais instituições da Buenos Aires? Confira.

Públicas:

Universidade Federal de Buenos Aires- UBA

Universidade Nacional de la Matanza- UNLAM

Universidade Nacional de La Plata- UNLP

Universidade Nacional de Arte- UNA

Universidade Tecnológica Nacional- UTN

Particulares:

Instituto Universitário de Ciências da Saúde Fundação Hector Barceló

Universidade Aberta Interamericana- UAI

Universidade Católica- UCA

Universidade do Cinema- UCINE

Universidade- UCES

Universidade Del Salvador- USAL

Universidade de Moron

Universidade Favaloro

Universidade Maimonides

Austral

CEMIC

Reconhecimento das Universidades de Buenos Aires

Argentina é um dos mais importantes polos universitários da América Latina e do Mundo, tendo reunidas, algumas das melhores Universidades presentes no ranking QS World University. Buenos Aires reúne grandes nomes de instituições com prestígio e reconhecimento acadêmico.

E sabe qual é o grande atrativo para o público internacional? É justamente a possibilidade de estudar em Universidades públicas, de maneira gratuita, além da modalidade de ingresso sem vestibular que para os estudantes brasileiros é um grande divisor de águas.

Tem como entrar na universidade sem fazer o vestibular?

Sim. Entenda como em 3 passos:

1º) Conheças as Universidades.

Entre em contato conosco para conhecer todas as Universidades que trabalhamos. Existem instituições públicas e privadas, com ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano, com cursos de ingresso curtos ou mais longos.
Leia mais: As Universidades de Buenos Aires são boas?

2º) Estude Espanhol.

Grande parte das Universidades exigem uma certificação de proficiência em espanhol, que pode ser obtida por meio de uma prova online como a do SIELE. Assim que você iniciar o seu assessoramento conosco, liberaremos o acesso ao curso preparatório para o exame.

Mas além da certificação, é necessário buscar o domínio prático do idioma, e para isso, a vivência em Buenos Aires contribui muito. Estar nas ruas, se comunicando com pessoas, dialogando em diferentes espaços te trará mais segurança, então aproveite para se aproximar de estudantes nativos e ter uma imersão na cultura local. 
Leia mais: Espanhol para estudar em Buenos Aires

3º) Inicie os seus trâmites.

Existem alguns documentos e trâmites que são comuns entre todas as instituições, mas é importante que você realize o seu processo de admissão voltado para a Universidade e curso que você pretende ingressar, já que podem existir diferenças nos prazos para entrega dos documentos e dos trâmites solicitados.

Todo o processo demora entre 4 e 6 meses, podendo levar um pouco mais. 

Parte desses trâmites são realizados no Brasil e a outra parte na Argentina. Alguns deles são realizamos de maneira independente pelos gestores da agência e em outros são de caráter pessoal, ou seja, você também deverá estar presente.  Ao serem finalizados, você já poderá realizar a sua matrícula na Universidade.
Leia mais: Documentos para estudar em Buenos Aires

Leia mais:

Custo de vida de Buenos Aires
Como é a vida em Buenos Aires?
Como fazer o trâmite do DNI?

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.

Mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *