Saiba qual o melhor país para Estudar Medicina e conheça as principais Universidades reconhecidas na América Latina e no mundo.
No post de hoje veremos as vantagens de estudar Medicina na Argentina. Entenda a metodologia de ingresso sem vestibular, e quais são as Universidades de Medicina em Buenos Aires.
Onde Estudar Medicina no Exterior?
Grande parte das buscas são feitas para países como Bolívia, Portugal, Paraguai, Rússia, Argentina e Canadá, mas todo o cuidado é pouco na hora de escolher o país.
Além de conhecer as Universidades e o reconhecimento das instituições a nível internacional, você também deve buscar compreender sobre a economia, cultura, distância do Brasil, idioma e condições para solicitação da residência no país diante de Migrações.
Medicina na Argentina
Na Argentina a Medicina é sem vestibular.
O método de ingresso é através de um curso de nivelamento que oferece os conhecimentos básicos e necessários para iniciar a formação em medicina.
O método de ingresso não tem como objetivo avaliar os seus conhecimentos adquiridos no ensino médio, como é o vestibular, e nem de promover uma concorrência entre os alunos. O curso possui temas e disciplinas que são específicas da sua formação e você não concorre com nenhum outro aluno, a partir do momento que é efetivada a sua matrícula, a vaga é garantida!
Vale a pena estudar Medicina na Argentina?
1-Reconhecimento Acadêmico das Universidades
Não basta ingressar em uma Universidade de medicina no exterior, é necessário avaliar o reconhecimento da instituição tanto nacional quanto internacional, os convênios que a instituição tem com outras universidades e quais são os seus principais atributos acadêmicos e científicos.
Avalie a grade curricular do seu curso e leve em conta as disciplinas, conteúdos e carga horária das matérias que constituem a grade. Tem que rolar sentimento, certo? Você precisa ter interesse pelas disciplinas ofertadas pela instituição, pelas atividades acadêmicas e científicas e pela proposta de ensino.
Qual é a melhor faculdade de Medicina em Buenos Aires?
Entre as Universidades públicas, a UBA ocupa o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina. Já a UNLP ocupa o 541º lugar no Ranking Mundial e 21º lugar no Ranking da América Latina.
Entre as Universidades privadas, a UCA ocupa o 323º lugar no Ranking Mundial e 43º lugar no Ranking da América Latina. A Austral ocupa o 432º lugar no Ranking Mundial e 26º lugar no Ranking da América Latina. Já a USAL ocupa o 1201º lugar no Ranking Mundial e 201º lugar no Ranking da América Latina.
2- Idioma
Já pensou aprender russo para estudar medicina?
Isso também deve ser considerado. Não que o espanhol seja o idioma mais fácil, mas temos que reconhecer que pelo menos é mais compreensível que o russo e o inglês.
Nós oferecemos aos nossos alunos um curso de espanhol online que te auxiliará no seu processo de aprendizagem do idioma de maneira dinâmica e didática, com professores nativos, que sem dúvidas, fará toda diferença no início da sua jornada acadêmica em Buenos Aires.
3-Economia
Outro ponto de extrema importância é avaliar as opções de países pela economia, considerando inclusive a moeda local.
Apesar da Argentina viver uma crise atrás da outra, esse contexto tem favorecido muito a chegada de estudantes estrangeiros no país devido a cotação do peso argentino.
E com a economia brasileira atual, se manter em uma universidade onde a moeda local seja dólar, euro ou libra seria uma possibilidade inviável para grande parte dos estudantes brasileiros.
4- Distância com o Brasil
Parece um detalhe menor, mas você não imagina o quanto facilita estar em um país vizinho. Além das passagens serem bem mais em conta, a duração dessa viagem acaba sendo menor e menos desgastante e você tem uma ampla oferta de voos.
5- Documentação
Por último, é interessante conhecer sobre os documentos necessários para estudar nas Universidades onde você tem demonstrado interesse.
Países que fazem parte do mercosul desfrutam de uma série de benefícios do acordo e existe uma certa flexibilidade na gestão dos trâmites entre os países. Além disso, o visto de turista não requer avaliação ou solicitação, e o temporário de 2 anos ou permanente é solicitada mediante apresentação dos documentos solicitados, sem grandes burocracias.
E o melhor de tudo, você terá todo o nosso suporte e acompanhamento, desde a organização dos documentos até os seus primeiros meses de adaptação cultural e acadêmica na Argentina.
Como estudar Medicina na Argentina?
Como o ingresso é sem vestibular, você só precisa definir a Universidade e iniciar os trâmites que a instituição exige para então realizar a sua matrícula.
Onde estudar Medicina na Argentina?
Confira abaixo a lista das Universidades que oferecem o curso de medicina em Buenos Aires.
O que fazer para estudar Medicina na Argentina?
3 passos para Estudar Medicina em Buenos Aires:
1º) Defina a Universidade
Entre em contato conosco para conhecer todas as Universidades que oferecem o curso de Medicina em Buenos Aires.
Existem instituições públicas e privadas, com ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano, com cursos de ingresso curtos ou mais longos.
A ideia é que você possa conhecer as Universidades, definir qual te atende melhor, e iniciar o seu processo de admissão, seguindo todos os requisitos solicitados pela secretaria acadêmica da instituição definida.
Leia mais: Faculdades de Medicina em Buenos Aires
2º) Inicie os seus Trâmites
Existem alguns documentos e trâmites que são comuns entre todas as instituições, mas é importante que você realize o seu processo de admissão voltado para a Universidade que você pretende ingressar, já que podem existir diferenças nos prazos para entrega dos documentos e dos trâmites solicitados.
Todo o processo demora entre 4 e 6 meses, podendo levar um pouco mais. Parte desses trâmites são realizados no Brasil e a outra parte na Argentina.
Alguns deles são realizamos de maneira independente pelos gestores da agência e em outros são de caráter pessoal, ou seja, você também deverá estar presente. Ao serem finalizados, você já poderá realizar a sua matrícula na Universidade.
Leia mais: Documentos para estudar em Buenos Aires
3º) Estude Espanhol
Grande parte das Universidades exigem uma certificação de proficiência em espanhol, que pode ser obtida por meio de uma prova online como a do SIELE.
Assim que você iniciar o seu assessoramento conosco, liberaremos o acesso ao curso preparatório para o exame.
Leia mais: Siele para estudar Medicina em Buenos Aires
Mas além da certificação, é necessário buscar o domínio prático do idioma, e para isso, a vivência em Buenos Aires contribui muito.
Estar nas ruas, se comunicando com pessoas, dialogando em diferentes espaços te trará mais segurança, então aproveite para se aproximar de estudantes nativos e ter uma imersão na cultura local.
Leia mais:
Assessoria para estudar em Buenos Aires
Vantagens e desafios de Estudar em Buenos Aires
As Universidades Argentinas são boas?
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.