Entenda quais são as principais diferenças de cursar Medicina na Universidade UBA em Buenos Aires e a UNR em Rosário.
Nesse post te apresentamos algumas das principais diferenças entre as Universidades UBA e UNR para que você conheça o perfil de cada instituição e consiga fazer uma escolha mais consciente.
Na hora de escolher qual Universidade estudar, é bom ter em conta o currículo acadêmico, carga horária e o programa da Faculdade. Conheça algumas diferenças da UBA e UNR.
O post foi criado sob a minha perspectiva, ou seja, sobre o que eu entendo e percebo de cada Universidade. Não pretendo convencer a ninguém, mas espero te ajudar a ser um pouco mais crítico despertando a sua curiosidade, e te incentivando a ir mais fundo nessa pesquisa para seleção e escolha da cidade e Universidade, ok?
Ambas são Universidades públicas e gratuitas
UNR (Universidade Nacional de Rosário):
• Ingresso:
O ingresso na UNR é sem vestibular, realizado através de um curso não seletivo chamado M.I.U (Módulo de Inclusão Universitária), que está formado por seminários onde os principais temas abordados são sobre os direitos humanos e consciência e responsabilidade social.
Os seminários são realizados de dezembro a março, com isso você deve se organizar para chegar a princípio de dezembro em Rosário. Você deverá comparecer a todos os seminários, alcançando pelo menos 75% de presença e realizar um exame de avaliação onde o resultado final deve ser “ACREDITADO”.
Acreditado é o resultado da prova. A prova da UNR não tem uma nota mínima pré-estabelecida, como por exemplo a da UBA que tem um valor de 10 pontos e se aprova com no mínimo 4,0, na UNR ou você tem um ACREDITADO na prova ou um NÃO ACREDITADO.
A UNR também exige que você apresente a certificação de espanhol.
• Reconhecimento Acadêmico:
A UNR ocupa o 800º lugar no Ranking Mundial e 61º lugar no Ranking da América Latina.
• Carga horária do curso:
O curso de medicina na UNR tem carga horária de 5.711 horas e o tempo estimado do curso é de seis anos.
UBA (Universidade de Buenos Aires):
• Ingresso na UBA:
O ingresso na UBA é sem vestibular e é realizado através do primeiro ciclo acadêmico do curso, o Ciclo Básico Comum (CBC). O CBC não tem caráter seletivo, se não de nivelamento. Para estudar na UBA você tem que ter nível intermédio de espanhol e apresentar a certificação do SIELE.
O primeiro ciclo está formado por matérias básicas e introdutórias ao curso, onde o objetivo da Universidade é formar a base de conhecimento necessária para o segundo ciclo acadêmico, onde são vistas matérias mais específicas do curso.
O CBC já faz parte do currículo acadêmico aportando carga horária e matérias na grade curricular. Além disso, o ciclo está composto por seis matérias, que devem ser aprovadas para iniciar o segundo ano.
Leia mais: Como é o CBC da UBA?
• Modalidade das provas:
– Em cada matéria, são realizadas duas provas parciais com valor de 10,0 pontos. A nota mínima de aprovação é 4,0.
– Aquele aluno que somando as duas parciais tiver entre 8,0 e 13,0 pontos deverá realizar uma prova final com valor de 10,0 pontos, onde se aprova com 4,0.
– Já o aluno que somando as duas parciais tiver entre 14,0 e 20,0 pontos promociona a matéria sem a necessidade de realizar uma final.
– E aqueles que somar menos de 8 pontos entre as duas provas, deverá repetir a matéria no quadrimestre seguinte, ou realizar uma prova livre ou curso de verão/inverno.
Leia mais: Como são as provas da UBA
Reconhecimento Acadêmico:
A UBA ocupa o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina.
Carga horária:
O curso de medicina na Universidade de Buenos Aires (UBA) tem carga horária de 7.948 horas e o tempo estimado do curso é de sete anos.
Qual é a melhor faculdade da Argentina?
De acordo com o QS World University, a UBA é a melhor Universidade da Argentina, seguida da Universidade Católica-UCA e da Universidade de Palermo-UP, ambas instituições privadas.
Leia mais: A melhor Universidade da Argentina
Fonte: https://www.topuniversities.com/
Leia mais:
Medicina na UBA
Diferença entre o CBC e o UBAXXI
Brasileiros estudando medicina em Buenos Aires
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.