Saiba como realizar uma pós-graduação no exterior e obter destaque e reconhecimento profissional internacional.
Anualmente centenas de estudantes embarcam para diferentes países para fazer uma carreira de pós-graduação no exterior. A principal motivação é a busca por reconhecimento e destaque profissional por meio de uma formação acadêmica diferenciada, de uma Universidade internacionalmente reconhecida.
Onde fazer uma pós-graduação no exterior?
Essa talvez seja a primeira decisão a ser tomada. Depois de decidir fazer uma pós fora, vem a grande dúvida sobre qual país escolher.
Para isso, você precisa considerar uma série de pontos…
– Quais países disponibilizam o curso que você pretende começar?
– Você possui bolsa integral do curso?
– Se não possui bolsa, qual a estimativa de investimento com essa formação?
– Quanto precisará dispor para custear despesas com alimentação, moradia, transporte e material de estudo?
– Quais são os requisitos imigratórios para ingresso no país? Requer visto? Quais as exigências consulares?
Esses são alguns pontos que precisam inicialmente serem considerados para fazer uma escolha assertiva do destino.
O investimento com cursos de pós-graduação no exterior costuma ser bem altos nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa, por isso, buscar levantar todo o investimento necessário desde a candidatura, trâmites com os documentos, visto, passagem, seguro, universidade e despesas pessoais locais é indispensável para você escolher o destino que melhor se adeque ao seu perfil.
É possível fazer pós-graduação em outro país?
É sim, inclusive é indicado que se faça uma pós-graduação no exterior devido a todas as vantagens que a experiência proporciona ao profissional. Você pode se candidatar a uma vaga independente, ou participar de algum programa de bolsa.
Quanto custa uma pós no exterior?
Dependendo do país, o investimento pode variar entre USD20.000,00 e USD50.000,00, como nos Estados Unidos, Reino Unido e Europa.
Se você conseguir uma bolsa você não paga o curso, mas tem todo o investimento com passagem, seguro, visto e despesas pessoais como alimentação, moradia, material de estudo, entre outros.
A opção mais barata de pós-graduação no exterior sem dúvidas está na Argentina e eu vou explicar os motivos já já.
Como fazer uma pós no exterior?
Primeiro defina o curso, o país e escolha a Universidade. Feito isso, você conhecerá todos os requisitos e documentos necessários para sua admissão para que comece a organizar seus trâmites.
Quando todos os documentos estiverem ok, é só submeter a instituição e aguardar o aceite para realização da matrícula.
Quais as vantagens de fazer uma pós-graduação no exterior?
Você pode se perguntar, “Ah, mas por que fazer pós-graduação no exterior? Existem muitos motivos, alguns mais óbvios, outros mais pessoais.
1-Destaque profissional
Esse é o principal fator motivacional. Existe um estudo da BMI que comprova que o salário de pessoas que estudaram uma pós-graduação no exterior aumentou até 50% após a conclusão do curso.
Isso pode acontecer por meio de novas propostas de cargos por exemplo. Se entende que com mais conhecimento, você pode assumir mais responsabilidades, então a escolha é bem assertiva nesse sentido.
2-Domínio de mais um idioma
Incluir mais um idioma no seu currículo já é requisito excludente em muitas empresas, mas a experiência da vivência internacional te certifica como fluente, o que é extremamente enriquecedor para as relações internacionais das empresas.
3-Qualidade de ensino
Estamos falando de nomes que aparecem entre as melhores Universidades da América Latina e até do ranking mundial.
As Universidades Argentinas vem sendo reconhecidas pela utilização de metodologias que vem sendo utilizadas nas principais Universidades do mundo como Harvard, Stanford, Massachusetts Institute e Duke University.
4- Desenvolvimento pessoal
A experiência de um intercâmbio favorece muito o seu desenvolvimento pessoal, o que também é extremamente relevante para as empresas, porque por meio do seu desenvolvimento pessoal você desenvolve habilidades interpessoais que são de extrema importância para alguns cargos.
5- Network
E o network que você faz é incomparável. A troca de experiências, ferramentas e estratégias acadêmicas e profissionais são muito valiosas, sem contar nas oportunidades que surgem a partir disso.
Pós-graduação na Argentina
Quero te apresentar a possibilidade de fazer a sua pós-graduação pertinho de casa, em algumas das melhores Universidades da América Latina, com um investimento mínimo e ainda com a possibilidade de conseguir uma bolsa.
Bora lá?
Antes que nada, o que dizer de Buenos Aires não é mesmo?
Buenos Aires é um dos mais importantes polos universitários da América Latina e do Mundo, tendo reunidas, algumas das melhores Universidades presentes no ranking QS World University.
Foi considerada a melhor cidade para estudantes da América Latina de acordo com o Ranking QS Best Student Cities 2023, e a melhor cidade latinoamericana para viver, de acordo com a revista britânica The Economist.
Por que Buenos Aires?
O grande atrativo para o público universitário é a possibilidade de estudar em Universidades com grande prestígio acadêmico internacional sem a necessidade de um exaustivo processo seletivo.
Além disso, devido a crise no país, há valorização monetária do real e as mensalidades dos cursos de pós-graduação acabam saindo bem abaixo do cobrado em outras instituições estrangeiras.
3 passos para fazer uma Pós-Graduação na Argentina
1º) Conheças as Universidades
Entre em contato conosco para conhecer todas as Universidades que trabalhamos e a oferta acadêmica de cada instituição. Existem instituições públicas e privadas, e a ideia é que você possa conhecer as Universidades, definir qual te atende melhor, e iniciar o seu processo de admissão, seguindo todos os requisitos solicitados pela secretaria acadêmica.
2º) Inicie os seus Trâmites
Depois de definir a Universidade, é hora de correr atrás dos documentos e realizar os trâmites solicitados.
Parte desses trâmites são realizados no Brasil e a outra parte na Argentina. Alguns deles são realizamos de maneira independente pelos gestores da agência e em outros são de caráter pessoal, ou seja, você também deverá estar presente. Ao serem finalizados, você já poderá realizar a sua matrícula na Universidade.
3º) Estude Espanhol
Enquanto você prepara a sua documentação e aguarda o período de matrícula, foque no espanhol. Algumas instituições exigem a apresentação de uma certificação de espanhol, e para isso, oferecemos aos nossos alunos um curso preparatório para o exame SIELE.
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.