Medo de não gostar de Buenos Aires

O medo diante da possibilidade de estudar em outro país existe e algumas estratégias podem ajudar na adaptação.

É natural e até previsível sentir um pouco de medo de ir para Buenos Aires, de não se adaptar, de não gostar da cidade, da cultura, do clima, da experiência de morar longe da família e dos amigos, afinal de contas será uma experiência nova na sua vida.

Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade muito bonita, organizada, planejada, segura e onde o sistema de transporte público funciona muito bem! É uma cidade que te permite ter qualidade de vida e te proporciona uma experiência cultural enriquecedora. 

Experiência de viver em Buenos Aires

Eu acho que a experiência de viver em Buenos Aires é uma ótima oportunidade para o seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional. Você vai aprender muitas coisas novas e legais, e isso te ajudará a ver a realidade da vida de uma outra forma.

Mas, essa experiência e essa percepção de Buenos Aires são minha, isso é muito pessoal e pode variar de pessoa para pessoa. Por isso é importante acolher esse medo e insegurança que você pode sentir e compreender que você está prestes a viver algo completamente novo na sua vida e que você só saberá como será quando estiver lá.

A gente busca tomar decisões e fazer as escolhas certas, como se tudo na nossa vida fosse 100% certo, se a gente conseguisse ter certeza absoluta das coisas, e essa tendência pode nos paralisar. Podemos acabar não fazendo as coisas porque não temos certeza de nada. Não existe certeza absoluta do futuro, de algo que você ainda vai viver. 

Você pode analisar a situação, buscar tomar uma decisão consciente, amadurecer a ideia para não se precipitar, mas ter certeza de como será essa experiência não. Você só vai saber quando estiver lá.

E se eu chegar e não conseguir me adaptar?

Primeiro que eu acho indispensável um suporte psicológico durante os primeiros meses, antes, durante e depois da viagem. As vezes a dificuldade na adaptação pode ser resolvido com um suporte emocional, com o desenvolvimento de algumas estratégias de enfrentamento, isso evita que você desista na primeira dificuldade que encontrar. Não podemos sair de um extremo ao outro, e cair nessa tendência de sempre abandonar os nossos projetos com facilidade, assim nunca vamos concluir nada na vida.

Os desafios existem e são difíceis para todo mundo, para alguns em um nível de dificuldade maior que para outros, mas todos enfrentam esse desafio.

E se mesmo com suporte psicológico você julgar que isso já não faz mais sentido para você, que você foi lá, tentou, se esforçou para se ajustar e adaptar, mas que não é o que você quer, que é muito distante do que você buscava e esperava, então você reavalia as novas possibilidades que você tem e segue o seu caminho.

Sem culpa, sem julgamento, você foi lá e tentou, e certamente essa pequena jornada te ensinará muitas coisas sobre você que poderá ser um grande facilitador em outros momentos da sua vida.

Medo de não gostar de Buenos Aires… 

Você tem medo de algo específico? Se o seu medo está direcionado em algo específico você pode trabalhar um pouco desse sentimento. As vezes vai ficar claro para você que não é o seu perfil, que não é o que você quer, e que o desejo de estudar medicina não é tão grande o suficiente para suportar todos os desafios que terá que enfrentar na Argentina. 

Mas as vezes é a nossa resistência mesmo, que nos limita e paralisa e que nos impede de avançar em diferentes áreas da nossa vida. Nas duas possibilidades, será muito produtivo trabalhar sobre esse sentimento em terapia, procure ajuda 😊 

Leia mais:

Adaptação de brasileiros em Buenos Aires
Os argentinos gostam de brasileiros?
Buenos Aires é uma cidade boa para viver?

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.

Mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *