Já pensou fazer um Intercâmbio para Argentina em uma das melhores Universidades do Mundo?
Fazer um intercâmbio cultural e estudantil para Argentina certamente abrirá a sua mente e te agregará muito valor, não só na sua vida pessoal como na sua carreira acadêmica e profissional.
Aprenda coisas novas
Chegando na Argentina, você vai conhecer pessoas com uma mentalidade diferente, costumes, ideias e hábitos que podem ser totalmente diferentes do seu. E esse é o espírito do intercâmbio, essa troca, onde você conhece e aprende formas diferentes da sua.
Volte diferente
Você vai aprender um novo idioma, enriquecer seu vocabulário, aprender novos acentos e sotaques, e essa experiência nos transforma, nos ajuda a crescer, aprender e trocar experiências, conhecimentos, cultura, costumes e a aprender o melhor de todos eles.
Intercâmbio para Argentina
A experiência de morar na Argentina é incrível. Buenos Aires é uma cidade linda, super organizada e segura. Você vai ver ruas super iluminadas e movimentadas à noite, vai ver pessoas de todas as classes sociais utilizando o excelente sistema de transporte público da cidade, vai ver uma cidade repleta de parques, museus e atividades culturais.
A gente sofre um pouquinho com o frio no inverno, mas a cidade está muito bem preparada e os lugares são climatizados. Nos apaixonamos ainda mais pela cidade na primavera, onde as ruas ficam coloridas pelas várias árvores com flores coloridas.
E a arquitetura da cidade? Linda demais. É a Europa na América Latina.
Quanto custa um intercâmbio Argentina?
Aqui estamos falando de um intercâmbio para fazer o curso de graduação ou pós-graduação na Argentina, ok? Nesse caso o gasto que você tem são com os trâmites dos documentos, e depois com a passagem aérea e gastos pessoais em Buenos Aires. Essas despesas pessoais serão mensais então é importante se organizar para ter um orçamento estimado em R$2.000,00 aproximadamente.
Os gastos com os trâmites dos documentos variam de acordo com o curso e universidade que você vai ingressar, mas existem serviços a partir de R$800,00.
Como fazer intercâmbio para a Argentina?
Você define o curso e a universidade, entra em contato conosco para iniciar o seu assessoramento e envia os documentos solicitados. Realizamos todos os trâmites e ao serem finalizados a matrícula é realizada na Faculdade.
Leia mais: O que preciso para estudar na Argentina
Universidades Argentinas sem vestibular
As Universidades Argentinas possuem uma metodologia de ingresso sem vestibular, e mesmo você, sendo um estudante estrangeiro, consegue ingressar em uma Universidade particular ou pública.
Depois de realizar todos os trâmites para o processo de admissão e apresentar os seus documentos na Universidade, você já terá a sua vaga garantida e iniciará o curso de ingresso da instituição.
Esse curso pode durar de 3 semanas até 8 meses, depende da Universidade. As disciplinas são introdutórias a carreira e vida acadêmica e variam de acordo com o curso.
Leia mais: Universidades Argentinas
Processo de Admissão e Matrícula
Para estudar na Argentina é necessário iniciar um processo de admissão, que dura entre 4 e 6 meses, e por isso deve ser realizado com antecipação.
Você vai reunir toda a documentação solicitada e fazer todos os trâmites que são necessários para fazer a inscrição na Faculdade e obter a residência permanente no país (DNI).
Com os trâmites finalizados e a documentação entregue na Faculdade, você já está inscrito.
Leia mais: Trâmites para estudar na Argentina
Requisitos do Espanhol
É muito importante que você esteja atento aos requisitos de espanhol de cada Universidade. Algumas exigem que o aluno realize um curso de espanhol da própria instituição e outras exigem uma certificação de espanhol obtida através de um exame, como por exemplo o SIELE.
O que é o SIELE?
É o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola. Através dessa avaliação, é possível obter uma certificação do seu nível de domínio do espanhol. E atenção com isso! Não é aprovar ou não aprovar no SIELE. Você faz a prova e obtém uma nota do seu nível de conhecimento e domínio do idioma.
O SIELE não é a única certificação aceita, além dela, existem outras, mas o SIELE é mais flexível devido a possibilidade de realização online no Brasil.
Como conseguir a certificação SIELE?
Iniciando o seu assessoramento conosco você começa imediatamente o curso de espanhol. O nosso objetivo é oferecer uma plataforma que te atenda desde o nível básico até o nível mais avançado, e te preparar nas habilidades voltadas para o exame do SIELE por meio de um curso de imersão.
Quando você estiver mais preparado, você vai fazer a sua prova e em 20 dias receberá a sua certificação.
Leia mais: Curso de espanhol para certificação SIELE
Reconhecimento das Universidades Argentinas
Argentina é um dos mais importantes polos universitários da América Latina e do Mundo, tendo reunidas, algumas das melhores Universidades presentes no ranking QS World University.
Argentina reúne grandes nomes de instituições com prestígio e reconhecimento acadêmico, e o grande atrativo para o público universitário internacional é a possibilidade de estudar em Universidades públicas, de maneira gratuita mesmo na condição de um estudante estrangeiro. Além disso, a modalidade de ingresso sem vestibular é um grande divisor de águas.
Leia mais: As Universidades argentinas são boas?
Como ingressar em uma Universidade Argentina?
Você já sabe que pode estudar em uma Universidade Argentina e que o ingresso é sem vestibular, agora entenda como dar início a essa jornada.
3 passos para Estudar na Argentina
1º) Conheças as Universidades
Entre em contato conosco para conhecer todas as Universidades que trabalhamos. Existem instituições públicas e privadas, com ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano, com cursos de ingresso cursos e mais longos.
A ideia é que você possa conhecer as Universidades, definir qual te atende melhor, e iniciar o seu processo de admissão, seguindo todos os requisitos solicitados pela secretaria acadêmica da instituição escolhida por você.
Leia mais: Universidades Argentinas
2º) Inicie os seus Trâmites
Existem alguns documentos e trâmites que são comuns entre todas as instituições, mas é importante que você realize o seu processo de admissão voltado para a Universidade que você pretende ingressar, já que podem existir diferenças nos prazos para entrega dos documentos e dos trâmites solicitados.
Todo o processo demora entre 4 e 6 meses, podendo levar um pouco mais. Parte desses trâmites são realizados no Brasil e a outra parte na Argentina. Alguns deles são realizamos de maneira independente pelos gestores da agência e em outros são de caráter pessoal, ou seja, você também deverá estar presente. Ao serem finalizados, você já poderá realizar a sua matrícula na Universidade.
Leia mais: Trâmites para estudar na Argentina
3º) Estude Espanhol
Grande parte das Universidades exigem uma certificação de proficiência em espanhol, que pode ser obtida por meio de uma prova online como a do SIELE. Assim que você iniciar o seu assessoramento conosco, liberaremos o acesso ao curso preparatório para o exame.
Mas além da certificação, é necessário buscar o domínio prático do idioma, e para isso, a vivência em Buenos Aires contribui muito. Estar nas ruas, se comunicando com pessoas, dialogando em diferentes espaços te trará mais segurança, então aproveite para se aproximar de estudantes nativos e ter uma imersão na cultura local.
Leia mais: Espanhol para estudar na Argentina
Leia mais:
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.