Confira os períodos de inscrições para estudar na Argentina e saiba quais são os documentos e requisitos de ingresso.
Nesse post você entenderá quais são os principais requisitos para ingressar em uma Universidade Argentina.
Estudar na Argentina
Estudar na Argentina se tornou uma prioridade para muitos jovens. A educação argentina tem estado na mira de muitos estudantes internacionais devido a sua qualidade e excelência acadêmica, pelo fato de ser uma educação livre e gratuita, e pela qualidade de vida e segurança que Buenos Aires oferece.
Além do reconhecimento e prestígio das Universidades, a crise econômica da Argentina tem favorecido aos estudantes estrangeiros devido a desvalorização da moeda local, reforçando ainda mais as vantagens de estudar em uma instituição argentina, seja ela pública ou privada.
Leia mais: Como estudar na Argentina
Universidades Argentinas
As Universidades Argentinas estão ganhando cada vez mais destaque internacional devido ao seu reconhecimento acadêmico e a todas as vantagens que implicam Estudar na Argentina, o que vem tornando Buenos Aires, uma das melhores cidades do mundo para realizar um intercâmbio estudantil.
As Universidades anualmente são reconhecidas entre as melhores Universidades da América Latina e do Mundo através do Ranking Acadêmico Quacquarelli Symonds(QS). Além disso, as instituições acolhem a todos os estudantes estrangeiros, sem distinção com os nativos.
Leia mais: Universidades Argentinas
Universidades sem vestibular
Não existe vestibular nas Universidades Argentinas e o ingresso ocorre por meio de um curso de ingresso, sem concorrência e sem limites de vagas.
Para isso, você precisa reunir a documentação solicitada pela Universidade, realizar os trâmites de validação e legalização e fazer a matrícula na instituição. Depois disso, deverá aguardar o início das aulas do curso de ingresso e comparecer as aulas das disciplinas que você estiver inscrito. A duração e as disciplinas do curso de ingresso variam de acordo com a instituição, podendo durar de 3 semanas a 8 meses.
Leia mais: Faculdades gratuitas sem vestibular
Como se inscrever para estudar na Argentina?
Em termos gerais, as inscrições para Estudar na Argentina abrem duas vezes por ano. Em janeiro para ingressar no primeiro semestre e em julho para ingressar no segundo semestre.
Mas atenção! Cada instituição tem sua modalidade de ingresso e calendário acadêmico. Algumas instituições, por exemplo, possuem ingresso anual, outras possuem três instâncias de ingresso, por isso é importante que se certifique com os nossos consultores quais serão as datas para inscrição na Universidade que você deseja ingressar.
Para realizar a inscrição em uma Universidade, você deve iniciar o seu processo de admissão e imigratório para Estudar na Argentina.
Leia mais: O que preciso para estudar na Argentina
Como conseguir uma bolsa para estudar na Argentina?
Você pode ingressar em Universidades gratuitas onde não terá nenhum custo com matrícula ou mensalidade, basta iniciar os trâmites para algumas dessas instituições. São elas a UBA, UNA, UNLP, UNLAM.
Mas você também pode iniciar todo o seu processo para uma instituição privada e se candidatar ao programa de bolsas. Não é garantido conseguir e as bolsas concedidas não são integrais. Cada Universidade possui suas regras, mas no geral as bolsas são concedidas por mérito acadêmico e condição social familiar mediante comprovação.
Processo de Admissão para Estudar na Argentina
Para que a sua matrícula seja realizada em uma Universidade Argentina, você deve realizar um processo de admissão, que consiste em uma série de trâmites com os documentos solicitados pela secretaria de admissão da instituição.
Dependendo da instituição os documentos devem passar por uma tradução juramentada e legalização do CTP, além de serem reconhecidos e apostilados. A firma dos representantes legais deve ser reconhecida em cartório e você precisa legalizar os documentos na Secretaria de Educação. Além disso, é necessário realizar a convalidação do diploma no MEC Argentino. Como você realizou o ensino médio em outro país, as Universidades Argentinas exigem que o diploma seja revalidado no MEC.
Por último, você deve apresentar na sua admissão, uma certificação de Espanhol, como a do SIELE, por exemplo, que é o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola. O nível de espanhol solicitado deve ser equivalente ao nível B2 + de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência.
Assim que você iniciar o seu processo de assessoramento conosco, receberá o acesso aos nossos cursos preparatórios de imersão no SIELE e espanhol completo para que se prepare para o seu exame.
Leia mais: Despesas para estudar na Argentina
Processo Imigratório para Estudar na Argentina
Brasileiros podem ingressar na Argentina com o RG ou Passaporte e por meio do acordo do Mercosul, por isso não necessitam solicitar um visto. Ao ingressar no país, o visto é concedido automaticamente em caráter de turismo com vigência por 90 dias.
E como você vai permanecer na Argentina por um período superior a 90 dias, será necessário solicitar a emissão da residência permanente no país e regularizar a sua situação migratória para emissão do DNI-Documento Nacional de Identidade e CUIL-Código Único de Identificação Laboral, que são dois documentos de identificação argentinos. O processo migratório deve ser iniciado imediatamente após o seu ingresso no país e pode levar até 6 meses para ser entregue.
Leia mais: DNI e CUIL
Assessoramento para Estudar na Argentina
Você pode realizar todo esse processo sozinho, mas além de gastar mais, vai se embolar porque você não domina o conhecimento técnico para realização e condução de todos os trâmites. O estresse e o risco que você vai enfrentar não vai compensar a economia que fará, vá por mim.
Uma boa agência, além de te orientar com todas as informações corretas e conduzir todo o seu processo com maestria e agilidade, vai te transmitir segurança e tranquilidade para que você foque no que realmente importa, que são os seus estudos.
Já tivemos vários casos de estudantes que tentaram fazer tudo sozinho e quando chegaram em Buenos Aires perceberam que não conseguiriam conduzir o seu processo e nos contrataram. Na maioria dos casos os estudantes acabam perdendo prazo para matrícula, atrasando o seu ingresso na Universidade e isso gera mais gasto e perda de tempo que se tivessem contratado 4 ou 6 meses antes de irem para Buenos Aires.
Leia mais: Assessoria para estudar na Argentina
O que uma Assessoria faz?
Cuidamos de absolutamente tudo. Inicialmente buscamos compreender a sua demanda, o curso e universidade e todas as informações que podem, de alguma maneira alterar e interferir no processo migratório na Argentina.
Orientamos quanto a emissão e organização dos documentos necessários para o curso e a universidade que deseja ingressar e quando entregues, iniciamos executamos todos os trâmites tanto no Brasil quanto na Argentina.
Com os trâmites finalizados, a inscrição na Universidade é realizada. Além de cuidar de todo o processo para inscrição na Universidade, cuidamos de todas as etapas do processo migratório para emissão do DNI e CUIL.
Buscamos atender as necessidades dos nossos alunos desde a execução dos trâmites com os documentos até serviços como:
- Orientação pré-embarque para emissão da passagem aérea, DJ de Migrações e seguro covid
- Seguro viagem covid recomendado para o ingresso na Argentina
- Cursos de espanhol preparatórios para emissão da certificação SIELE, obrigatória em algumas Universidades
- Orientação para locação de Apartamento ou reserva de Residência Universitária
- Curso de apoio preparatório para o CBC da UBA ou pregrado da Barceló
Leia mais:
Como é a vida em Buenos Aires?
Adaptação de estudantes brasileiros em Buenos Aires
Vale a pena estudar em Buenos Aires?
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.