Conheça as Faculdades Argentinas e saiba quais são os requisitos de ingresso de cada uma delas.
No post de hoje te apresentaremos as principais Faculdades Argentinas, eleitas por ranking internacionais entre as melhores do mundo.
Reconhecimento das Faculdades Argentinas
Argentina é um dos mais importantes polos universitários da América Latina e do Mundo, tendo reunidas, algumas das melhores Universidades presentes no ranking QS World University.
Buenos Aires reúne grandes nomes de instituições com prestígio e reconhecimento acadêmico, e o grande atrativo para o público universitário internacional é a possibilidade de estudar em Universidades públicas, de maneira gratuita mesmo na condição de um estudante estrangeiro. Além disso, a modalidade de ingresso sem vestibular é um grande divisor de águas.
Leia mais: As Faculdades Argentinas são boas?
Faculdades Argentinas sem vestibular
As Faculdades Argentinas possuem ingresso sem vestibular. A metodologia sequer é conhecida pelos argentinos. Nas instituições, sejam elas públicas ou particulares, o ingresso inicialmente ocorre por meio da apresentação dos documentos e trâmites que são solicitados pela secretaria de admissão da Universidade. Estando tudo ok, a matrícula é realizada na carreira desejada.
Mais de 90% dos estudantes embarcam para Buenos Aires para ingressar no curso de medicina, mas nos últimos 2 anos, carreiras como arquitetura, psicologia, cinema, artes e engenharia tem tomado força.
Depois de realizar a matrícula, o aluno deve participar de um curso de ingresso da instituição. Esse curso tem como objetivo nivelar os conhecimentos dos alunos, de maneira que todos ingressem com a mesma base de conhecimento. As disciplinas são de caráter introdutório à vida acadêmica e a carreira em formação.
O curso de ingresso não é eliminatório e não tem concorrência com outros alunos. Tanto a duração do curso de ingresso como as disciplinas variam de acordo com a Universidade, por isso é importante que você receba uma boa orientação da agência que contratar, com isso você pode entender as particularidades e os detalhes de cada instituição e fazer uma escolha mais assertiva.
Leia mais: Faculdade Argentina sem vestibular
Qual a melhor faculdade na Argentina?
A UBA foi eleita durante anos consecultivos como a melhor Universidade Argentina. Atualmente a UBA ocupa o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina.
Leia mais: UBA
Qual o valor de uma faculdade na Argentina?
Depende do curso, mas no caso de medicina existem faculdades com mensalidade a partir de R$800,00, além das universidades gratuitas onde você não terá nenhum custo com mensalidades.
Leia mais: Quanto custa estudar na Argentina
Quais faculdades têm na Argentina?
Bora conhecer as Faculdades Argentinas? Confira abaixo um pequeno resumo sobre as principais e mais reconhecidas instituições de Buenos Aires.
Universidades Públicas de Buenos Aires
Universidade de Buenos Aires-UBA
A Universidade de Buenos Aires- UBA é uma Universidade pública e gratuita de Buenos Aires. É reconhecida como a melhor Universidade da Argentina e está presente entre as melhores da América Latina e do Mundo, ocupando o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina.
Já conquistou 4 Prêmios Nobel e já formou 15 Presidentes Argentinos.Tem um papel importantíssimo no desenvolvimento científico nacional e internacional, onde cerca de 30% da investigação científica do país ocorre na instituição.
A Universidade possui parcerias com várias instituições internacionais. Já são mais de 39 convênios firmados com diferentes instituições pelo mundo. Entre os convênios estabelecidos, o Pacto de Bologna foi firmado entre Argentina e Espanha e reconhece os diplomas emitidos pela UBA, dessa forma, profissionais formados pela Universidade pode exercer a profissão em toda União Europeia.
Leia mais: UBA
Universidade Nacional de la Matanza-UNLAM
A UNLAM é uma Universidade pública e gratuita com ingresso sem vestibular.
Foi fundada em 1970 e desde então vem expandindo o seu potencial acadêmico por meio de acordos e convênios internacionais com Universidades de todo o mundo.
A UNLAM participa do Instituto de Cooperação Internacional (ICI), que tem como proposta central promover o intercâmbio acadêmico e estudantil entre diferentes instituições estrangeiras.
A instituição considera a importância da internacionalização das universidades e a crescente globalização educativa e tecnológica.Além disso, as parcerias facilitam a experiência de intercâmbio para outros países e por meio de bolsas educativas oferecidas aos estudantes da UNLAM.
Leia mais: UNLAM
Universidade Nacional de la Plata-UNLP
A Universidade Nacional de La Plata-UNLP é pública, situada na cidade de La Plata, província de Buenos Aires, a UNLP está a 58km do centro de Buenos Aires (aprox. 48min de viagem). É uma cidade pequena, tranquila e acolhedora.
A UNLP foi fundada em 1905, e mesmo com mais de um século de trajetória, continua sendo a pioneira em muitos estudos científicos, o que lhe proporciona prestígio e reconhecimento entre as melhores Universidades da América Latina e do Mundo.
A Universidade conta com 17 faculdades, 111 carreiras de graduação e 170 de pós-graduação. Além disso, a Universidade tem 154 institutos, centros e laboratórios de desenvolvimento e investigação.
Leia mais: UNLP
Universidade Nacional de Arte-UNA
A Universidade Nacional de Arte-UNA, é uma Universidade pública de Buenos Aires, gratuita e possui um ingresso sem vestibular.
Foi fundada em 1996, e desde então vem sendo fortemente reconhecida entre as melhores Universidades de Artes da América Latina, sempre em busca de novos acordos e convênios com outras Universidades pelo mundo, assim como, de renovar acordos e convênios firmados anteriormente.
Além disso, a UNA atua como membro ativo da Rede de Cooperação Internacional das Universidades (REDCIUN), grupo que promove o desenvolvimento e a transferência de saberes, assim como a criação e a participação em diferentes projetos e programas.
A UNA também atua como membro da RUA, grupo que tem como objetivo promover e fortalecer a cooperação entre diferentes instituições do mundo, a fim de melhorar a qualidade artística e a especialidade acadêmica.
Leia mais: UNA
Universidades Privadas de Buenos Aires
Universidade Austral
A Universidade Austral, é uma instituição privada, com ingresso sem vestibular, situada em Pilar, província de Buenos Aires.
A Faculdade conta com a tecnologia mais moderna aplicada ao ensino, com possibilidade de realizar práticas de investigação desde o primeiro ano. Conta com um hospital universitário próprio.
Ele foi o primeiro em toda Argentina a ser reconhecido três vezes consecutivas por Joint Commission International, uma organização líder mundial em certificações de saúde. Além disso, foi um dos primeiros a nível mundial a receber nota máxima em certificação na categoria de hospital acadêmico.
Leia mais: Austral
CEMIC
O Centro de Educação Médica e Investigações Clínicas- CEMIC, é uma associação civil, sem fins lucrativos e uma instituição de bem público e universitário.
Fundada em 1958 e desde então se desenvolveu tanto a nível nacional quanto a nível internacional em busca da excelência do ensino universitário e da investigação científica para melhorar a assistência médica.
A CEMIC está acreditada pela CONEAU e pelo MERCOSUL Educativo. O instituto universitário participa do acordo ARCO SUL e o título de medicina tem o selo de excelência médica e é reconhecido pela prática incorporada desde os primeiros anos do curso.
Leia mais: CEMIC
Universidade Favaloro
A Fundação Universitária Favaloro é uma instituição pública de gestão privada, sem fins lucrativos, destinada a formação de profissionais da área da saúde. Desde a sua fundação em 1998, a Favaloro vem se esforçando para gerar conhecimento científico e humanístico, para um desenvolvimento sustentável.
Durante todos esses anos, anualmente a Favaloro se envolveu e promoveu trabalhos no campo da investigação científica e em 2015 o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET).
A Universidade possui mais de 35 acordos e convênios com instituições nacionais e internacionais, entre eles com países como Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, França, Alemanha, Espanha e Itália.
Leia mais: Favaloro
Fundação Barceló
A FHAB foi fundada em 1968, e desde então se estabeleceu como uma instituição exclusiva das Ciências da Saúde, o que lhe proporcionou reconhecimento e destaque acadêmico em toda a América Latina.
Em 1995, foi firmado um convênio de Cooperação Geral e Assistência Recíproca para o Mercosul e passou a participar do Grupo ARCAM de Universidades do Mercosul.
A Faculdade tem carreiras de graduação e de pós-graduação autorizadas pela CONEAU e oferece e incentiva a realização de atividades práticas em hospitais, laboratórios de simulação, centros de atenção primária e zonas rurais.
Leia mais: Barceló
Universidade Aberta Interamericana- UAI
Universidade Aberta Interamericana (UAI), é uma instituição particular e com ingresso sem vestibular.
Foi fundada em 1995 e desde então participa da rede de instituições Vanguarda Educativa VANEDUC. Possui acreditações de organizações nacionais e internacionais não governamentais de educação, entre elas a Associação de Entidades Educativas da Argentina (ADEEPRA), Federação de Associações Educativas de Latino-América e Caribe (FAEPLA) e a Confederação Mundial e Ensino Privado (COMEP).
A Universidade possui Hospital Universitário próprio em Buenos Aires e total infraestrutura de qualidade para pesquisa nos Centros de Estudos Avançados (em Saúde, Educação, Estudos Globais, Tecnologia da Informação, Clínica Pesquisa Farmacológica).
Atualmente é reconhecida Nacional e Internacionalmente por ser uma instituição de alta qualidade educativa.
Leia mais: UAI
Universidade Católica Argentina- UCA
A Universidade Católica da Argentina é uma Universidade privada e sem vestibular.
Fundada em 1910 em Buenos Aires, a UCA está entre as melhores da América Latina e do Mundo. De acordo com o QS University Rankings, a UCA ocupa a colocação 323° lugar entre as melhores Universidades do Mundo, e a 43° na colocação da América Latina.
A Universidade além de possuir convênios com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, para garantir aos seus recém-graduados uma rápida e eficaz inserção no âmbito profissional, possui um Programa de Estudos Latino-Americanos (PEL).
Essa foi uma iniciativa da Direção de Relações Internacionais e Cooperação Acadêmica para abordar a realidade latino-americana de diferentes disciplinas.
Leia mais: UCA
Universidade de Cinema- UCINE
A Universidade de Cinema de Buenos Aires-UCINE é fortemente reconhecida academicamente como uma das melhores Universidades de Cinema da América Latina. A Universidade é voltada exclusivamente para a expansão do conhecimento na área de cinema, vídeo, audiovisual e comunicação visual. A UCINE participa de forma ativa de festivais cinematográficos nacionais e internacionais e mantém acordos educativos com universidades estrangeiras.
A Universidade do Cinema (UCINE) foi fundada no ano de 1991 como uma instituição privada com o objetivo de oferecer aos estudantes, um ensino de alto nível acadêmico em um marco global através dos seus convênios com diretores, atores, críticos e analistas de cinemas nacionais e internacionais.
Leia mais: UCINE
Universidade de Ciências Econômicas e Sociais- UCES
Oficialmente criada em 2001, a Universidade de Ciências Econômicas e Sociais-UCES é uma Universidade privada da Argentina, com ingresso sem vestibular.
Um importante passo dado pela Universidade, que marcou o início de importantes e sólidos vínculos acadêmicos e institucionais entre a UCES e outras organizações educativas pelo mundo, foi a criação do Departamento de Relações Internacionais em 1994.
Desde então, a Universidade buscou ampliar o intercâmbio entre Universidades de ensino superior estrangeiras, entre elas com a Universidade de Georgetown, em Washington D.C., Estados Unidos.
A instituição possui dez institutos de investigação nas diferentes áreas além de possuir convênios acadêmicos com Universidades estrangeiras, visando a cooperação do intercâmbio de conhecimento entre alunos e professores.
Leia mais: UCES
Universidade Del Salvador- USAL
A Universidade Del Salvador- USAL foi fundada em 1954, e desde então vem se desenvolvendo e sendo reconhecida como uma instituição de qualidade e excelência acadêmica e tecnológica de ensino.
A USAL possui cerca de 16 institutos de investigação, entre eles o de ciências jurídicas, psicologia, medicina e ciências da saúde e arquitetura.
Além disso a Universidade tem firmado vários convênios com universidades nacionais e internacionais com o objetivo de gerar vínculos entre as instituições a favor do desenvolvimento acadêmico.
Através dos sólidos vínculos com diferentes instituições internacionais, a USAL vem buscando ampliar espaços interinstitucionais para favorecer o seu desenvolvimento científico na formação integral dos seus estudantes.
Leia mais: USAL
Universidade de Moron-UM
Fundada em 1960, a Universidade de Moron está localizada em Moron, província de Buenos Aires.
Desde então, se desenvolveu em busca de um ensino tecnológico e inovador. É uma Universidade que incentiva e promove o intercâmbio de estudantes, oferecendo aos alunos Bolsas de Cooperação Internacional.
A instituição promove e incentiva a troca acadêmica e científica por meio de intercâmbios estudantis com universidades nacionais ou internacionais. Atualmente possui convênio com mais de 40 Universidades internacionais, com países como Brasil, Bélgica, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e México.
Leia mais: UM
Universidade Maimonides-UMAI
A Universidade foi fundada em 1990, e desde então passou a ser reconhecida e a obter prestígio entre as melhores Universidades devido ao incentivo acadêmico à educação e investigação científica e tecnológica.
A UMAI adere ao método de ensino PBL, metodologia baseada em problemas, o que promove um maior desenvolvimento e envolvimento do aluno com questões práticas.
As práticas ocorrem em grupos de 8 estudantes, e o curso de medicina tem nota máxima CONEAU, que é um reconhecimento acadêmico que garante a entrega de uma formação profissional de maior qualidade e permite que os alunos tenham acesso há alguns benefícios no país, por exemplo, algumas bolsas de estudo.
Os estudantes da UMAI poderão se inscrever para concorrer a bolsas da instituição como a bolsa de apoio econômico, bolsa de reconhecimento acadêmico, bolsa de apoio ao grupo familiar e bolsas de estímulo a participação de projetos de investigação científica.
O destaque da instituição é dado principalmente pela importância à investigação. Atualmente possuem 60 científicos de diferentes campos liderando diferentes estudos.
Leia mais: UMAI
Universidade de Palermo-UP
A Universidade de Palermo é uma instituição privada da Argentina e assim como as demais, possui ingresso sem vestibular.
A instituição possui mais de 18 centros de investigação afim de promover a criação de novos conhecimentos, incentivando suas publicações para a transferência do saber. A UP possui uma comunidade acadêmica global. São centenas de alunos de diferentes países, compondo essa experiência acadêmica internacional e colaborando com o conhecimento e reconhecimento da Universidade no exterior.
Palermo é uma universidade que incentiva muito a experiência do intercâmbio acadêmico, e anualmente busca reforçar acordos e convênios com outras instituições internacionais a fim de facilitar a vivência dos estudantes.
Leia mais: UP
Universidade Kennedy-UK
A Kennedy é uma das primeiras Universidades privadas da Argentina. Fundada em 1964, desde então vem fortalecendo ainda mais a importância do papel protagonista dos alunos no seu processo de aprendizagem, através da sua metodologia de ensino internacionalmente conhecida e reconhecida.
A UK promove e incentiva, por meio de acordos e convênios acadêmicos com instituições de todo o mundo, o intercâmbio entre alunos e professores.
Leia mais: UK
Universidade de Belgrano-UB
Fundada em 1964, e desde então foi a pioneira na internacionalização acadêmica na Argentina, buscando estabelecer e fortalecer vínculos com universidades de diferentes lugares do mundo.
Ao longo dos anos, a UB firmou convênios e acordos com Universidades para conferir diplomas com duplo reconhecimento.
Durante anos consecutivos, a Universidade de Belgrano é reconhecida pelo Ranking Quacquelli Symonds (QS), que avalia a excelência educativa dos institutos de educação superior, tanto nacional quanto internacional.
Atualmente a Universidade ocupa o 109º lugar entre as melhores Universidades da América Latina e 461º lugar no ranking global.
Leia mais: UB
Universidade Argentina de Empresa-UADE
Fundada em 1963, foi pioneira na Argentina e na América Latina em muitas áreas de estudo.
A Universidade possui campus com residências universitárias, uma biblioteca modelo, um centro cultural de exposições, um centro esportivo e um micro estádio com capacidade para 1.200 pessoas.
São mais de 180 salas de aula e 75.000m2 em laboratórios, convertendo a UADE no primeiro Latin American Hub for Teaching & Research, trazendo reconhecimento a UADE como um edifício tecnológico.
Leia mais: UADE
Como ingressar em uma Faculdade Argentina?
Agora que você já sabe que pode estudar em uma Faculdade Argentina e que o ingresso é sem vestibular, entenda o que é necessário para estudar na Argentina em 3 passos.
1º) Conheças as Faculdades
Entre em contato conosco para conhecer todas as Universidades que trabalhamos. Existem instituições públicas e privadas, com ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano, com cursos de ingresso cursos e mais longos.
A ideia é que você possa conhecer as Universidades, definir qual te atende melhor, e iniciar o seu processo de admissão, seguindo todos os requisitos solicitados pela secretaria acadêmica da instituição escolhida por você.
2º) Inicie os seus Trâmites
Existem alguns documentos e trâmites que são comuns entre todas as instituições, mas é importante que você realize o seu processo de admissão voltado para a Universidade que você pretende ingressar, já que podem existir diferenças nos prazos para entrega dos documentos e dos trâmites solicitados.
Todo o processo demora entre 4 e 6 meses, podendo levar um pouco mais.
Parte desses trâmites são realizados no Brasil e a outra parte na Argentina. Alguns deles são realizamos de maneira independente pelos gestores da agência e em outros são de caráter pessoal, ou seja, você também deverá estar presente. Ao serem finalizados, você já poderá realizar a sua matrícula na Universidade.
Leia mais: Trâmites para estudar em Buenos Aires
3º) Estude Espanhol
Grande parte das Universidades exigem uma certificação de proficiência em espanhol, que pode ser obtida por meio de uma prova online como a do SIELE. Assim que você iniciar o seu assessoramento conosco, liberaremos o acesso ao curso preparatório para o exame.
Mas além da certificação, é necessário buscar o domínio prático do idioma, e para isso, a vivência em Buenos Aires contribui muito. Estar nas ruas, se comunicando com pessoas, dialogando em diferentes espaços te trará mais segurança, então aproveite para se aproximar de estudantes nativos e ter uma imersão na cultura local.
Leia mais: Espanhol para estudar em Buenos Aires
Leia mais:
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.