Faculdade de Arquitetura na Argentina faz parte do ranking das 100 melhores Universidades de Arquitetura do mundo.
Faculdade de Arquitetura na Argentina faz parte do ranking das 100 melhores Universidades de Arquitetura do mundo.
De acordo com o ranking das 100 melhores Universidades de Arquitetura do mundo pela Quacquarelli Symonds (QS) publicado em 2023, a Universidade de Buenos Aires-UBA ocupa a 51º posição.
No ranking global, as melhores Universidades pertencentes ao grupo da América Latina foram:
• Universidade Católica do Chile – UC 34º lugar
• Universidade de São Paulo- USP 44º lugar
• Universidade Nacional Autônoma de México- UNAM 49º lugar
• Universidade de Buenos Aires-UBA 51º lugar
Arquitetura na UBA
O curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da UBA tem duração de 6 anos.
Carinhosamente chamada de FADU, é reconhecida pelas importantes parcerias estabelecidas com instituições internacionais como Harvard, por exemplo, e já superou o marco de mais de 100 convênios com diferentes instituições pelo mundo.
Entre os convênios estabelecidos, o Pacto de Bologna foi firmado entre Argentina e Espanha e reconhece os diplomas de arquitetura emitidos pela UBA, de forma que profissionais formados pela Universidade pode exercer a profissão em toda União Europeia.
FADU: http://www.fadu.uba.ar
Universidade de Buenos Aires-UBA
A UBA é uma instituição pública e gratuita de Buenos Aires. É reconhecida como a melhor Universidade da Argentina, presente entre as melhores da América Latina e do Mundo, ocupando o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina.
Criada formalmente como Universidade do Estado no dia 12 de agosto de 1821, a instituição já conquistou 4 Prêmios Nobel e já formou 15 Presidentes Argentinos.
Tem um papel importantíssimo no desenvolvimento científico nacional e internacional, onde cerca de 30% da investigação científica do país ocorre na instituição, sendo mais de 60 institutos de investigação desenvolvendo atualmente mais de 2.700 projetos.
Leia mais: Universidade de Buenos Aires
Como estudar arquitetura na UBA?
As inscrições abrem em fevereiro para os ingressos no primeiro semestre e em julho para os ingressos no segundo semestre. Para isso, é necessário reunir todos os documentos pessoais e escolares solicitados pela Universidade e realizar os trâmites de legalização, apostilamento e convalidação de títulos no Ministério de Educação da Argentina.
Além disso, estudantes estrangeiros devem apresentar um certificado de espanhol nível intermediário, solicitar um visto permanente e posteriormente a emissão do DNI. O ingresso na instituição é sem vestibular. A matrícula é realizada diretamente na secretaria de admissão, sem qualquer processo de caráter seletivo entre os alunos.
Uma diferença importante entre a UBA e as Universidades brasileiras é o primeiro ano acadêmico das carreiras da instituição. Os cursos da UBA são divididos em ciclos. O primeiro, chamado de Ciclo Básico Comum corresponde ao primeiro ano acadêmico, comum a todas as carreiras, com a diferença das disciplinas, onde cada curso adere as matérias básicas e introdutórias relativa a formação acadêmica.
O CBC é uma espécie de ano nivelatório entre os alunos. O objetivo da UBA é que todos os estudantes se nivelem durante esse primeiro ano e que possam iniciar a sua formação a partir do 2º ano com a mesma base de ensino.
Como é o CBC de arquitetura da UBA?
O CBC tem duração de 8 meses, dividido em dois quadrimestres, de março a julho e de agosto a dezembro. Durante esse primeiro ano, todos os estudantes, estrangeiros ou argentinos, cursam 6 disciplinas:
• Introdução ao pensamento científico
• Introdução ao conhecimento da sociedade e estado
• Introdução ao conhecimento projetual I
• Introdução ao conhecimento projetual II
• Oficina de desenho
• Matemática
• Filosofia
Algumas questões sobre o CBC…
• Durante o seu CBC, você terá matérias específicas do seu curso, onde terá conteúdos do ensino médio e do ensino superior.
• Para iniciar o seu segundo ano, você precisa ter todas as matérias do primeiro (CBC) aprovadas.
• Caso reprove alguma matéria, terá que recursar somente a matéria reprovada.
• Você tem até 3 anos para aprovar todas as matérias do CBC.
Certificação de espanhol obrigatória
É muito importante que você esteja atento aos requisitos de espanhol de cada Universidade. Algumas exigem que o aluno realize um curso de espanhol da própria instituição e outras exigem uma certificação de espanhol obtida através de um exame, como por exemplo o SIELE.
O que é o SIELE?
É o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola. Através dessa avaliação, é possível obter uma certificação do seu nível de domínio do espanhol. E atenção com isso! Não é aprovar ou não aprovar no SIELE. Você faz a prova e obtém uma nota do seu nível de conhecimento e domínio do idioma.
O SIELE não é a única certificação aceita, além dela, existem outras, mas o SIELE é mais flexível devido a possibilidade de realização online ou presencial. Iniciando o seu assessoramento conosco você começa imediatamente o curso de espanhol preparatório. O nosso objetivo é oferecer uma plataforma que te atenda desde o nível básico até o nível mais avançado, e te preparar nas habilidades voltadas para o exame do SIELE por meio de uma verdadeira imersão.
Leia mais:
Documentos para estudar em Buenos Aires
Adaptação de estudantes brasileiros em Buenos Aires
Certificação de espanhol SIELE
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.