Documentos para Estudar Medicina em Buenos Aires

Saiba quais documentos são exigidos para estudar Medicina em Buenos Aires e como se organizar.

A organização dos documentos para estudar em Buenos Aires é uma das etapas mais complexas. 

Primeiro porque você precisa conhecer a Universidade que pretende ingressar e saber quais são os requisitos de admissão exigido pela instituição. Segundo porque você precisa saber se para o seu curso específico é necessário algum trâmite adicional. E terceiro porque você está no Brasil e não domina essas questões de tramitação em Buenos Aires. É natural que tudo se torne muito complexo para você.

Esse post será mais amplo, vou abordar questões gerais, certo? Depois vocês entram em contato conosco para ter informações mais específicas sobre o caso pontual de vocês.

Quando você pensa em documentação necessária para estudar medicina em Buenos Aires, é importante que pense em duas etapas. A primeira delas é referente a matrícula na faculdade e a segunda etapa é referente a viagem para Buenos Aires.

Documentos para Estudar Medicina em Buenos Aires:

1-Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio

Para se matricular em uma Faculdade em Buenos Aires é necessário ter finalizado o ensino médio. 

Como esse certificado foi emitido no Brasil, ele deverá passar por um processo de revalidação para que ele seja válido na Argentina, e isso será realizado pelo Ministério de Educação de Buenos Aires.

Os documentos devem ser originais e devem estar devidamente apostilados.

2- Convalidação do diploma no MEC Argentino

A convalidação é justamente o resultado desse processo de reconhecimento do diploma brasileiro na Argentina. O MEC argentino emitirá um certificado de convalidação ao final do processo. 

3-Rg ou Passaporte

Entre os documentos pessoais de identificação, o RG e passaporte podem ser solicitados. Algumas Universidades são flexíveis e exige um ou outro, mas algumas já passaram a exigir o passaporte.

A nossa orientação é que você emita o passaporte mesmo que a princípio a sua Universidade não exija, porque você futuramente pode mudar de faculdade e necessitar desse documento.

4- Documento Nacional de Identidade Argentino-DNI 

O DNI também é um documento de identificação pessoal, mas é um documento argentino. Algumas faculdades também passaram a exigir o DNI no ato da matrícula, e nesse caso o estudante deverá se organizar para viajar com uma antecedência mínima de 6 meses para que todo o processo seja iniciado e concluído antes do prazo final para matrícula. 

5- Certidão de nascimento, casamento ou emancipação

A certidão será parte dos documentos utilizados no processo imigratório e para emissão do DNI. Lembrando que o documento deve ser original e não pode estar plastificado. 

6-Cartão de vacina

Se você vai estudar medicina é importante que as doses de vacinas como hepatite B, dupla adulto (difteria e tétano), febre amarela e triviral (sarampo, rubéola e caxumba) estejam todas atualizadas.

7-Antecedentes penais

Para o processo imigratório e emissão do DNI, seja necessário emitir os antecedentes brasileiro e argentino. Além disso, o comprovante de residência e 2 fotos 4×4 com fundo branco também serão necessárias.

8-Certificação de espanhol 

Por último a certificação de espanhol. A maioria das faculdades já estão exigindo o certificado dos estudantes estrangeiros, então a nossa orientação é que mesmo que você vá para uma faculdade que ainda não exige, que você se prepare bem para o espanhol porque essa será a primeira barreira a ser superada.

Com todos os documentos prontos, a matrícula pode ser realizada. Não podem haver pendências.

Na segunda etapa, temos os documentos necessários para o embarque para Buenos Aires. 

1-RG ou Passaporte vigente

O documento tem que ser original e cópia autenticada não serve. 

Caso você utilize outro documento de identificação, é importante que se certifique com a companhia aérea se esse é um documento válido para embarque internacional.  Além disso, o documento deve estar dentro da vigência. 

O RG não pode ter mais de 10 anos e o passaporte tem que estar dentro do período de validade. 

2-Passagem aérea de ida e volta

Se você não possui residência permanente na Argentina então você deve comprovar a data de retorno ao seu país de origem. 

Algumas companhias aéreas já estão liberando o passageiro só com a passagem de ida, mas também é muito importante que você se certifique antes com eles, ok?  Se for viajar de carro particular ou de ônibus é mais tranquilo, basta informar uma data de retorno dentro dos 90 dias. 

Até uns meses atrás, o seguro viagem covid estava sendo exigido, assim como a declaração jurada, mas por enquanto a exigência foi suspensa.

Leia mais:

Faculdades de Medicina em Buenos Aires
Como é o curso de Medicina em Buenos Aires
Compensa estudar Medicina em Buenos Aires

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.

Mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *