Entenda como a desvalorização da moeda argentina pode afetar ou contribuir para os seus estudos no país.
Nesse post compartilhamos um pouco sobre a crise que a Argentina experimenta e o quanto isso tem favorecido aos estudantes brasileiros.
Com a desvalorização da moeda argentina e a crise econômica do país, muitos estudantes têm se preocupado se ainda compensa estudar na Argentina e qual seria o impacto dessa crise nos estudos dos brasileiros em Buenos Aires.
Crise para uns, fartura para outros
Apesar da crise que o país vive, a qual nunca se recuperou e vem se arrastando ao longo de mais de 20 anos, o contexto é bastante favorável para estudantes estrangeiros. Não é novidade para ninguém que Buenos Aires é uma cidade universitária e que acolhe a estudantes de diversos países.
Tendemos a pensar que estudar na Argentina compensa para brasileiros porque não tem vestibular, mas existem centenas de estudantes de diferentes lugares do mundo que recorrem a Universidades argentinas devido a qualidade e excelência acadêmica com reconhecimento internacional e devido a economia.
Além das Universidades públicas serem gratuitas para os estrangeiros, as particulares são cobradas em pesos argentinos, e com a desvalorização do peso argentino, o câmbio do real e do dólar está muito favorável.
Consequências dessa crise
De fato, podemos pensar que os argentinos que recebem em pesos argentinos estão sofrendo com a crise econômica e com a inflação diariamente, e no quanto essa crise pode trazer impactos para qualidade de vida local e violência urbana, mas mesmo nesse sentido, não percebemos grandes impactos.
É claro que as pessoas protestam e reivindicam por mudanças, mas acreditamos que isso não tem repercutido em nada no ingresso e permanência dos estudantes brasileiros em Buenos Aires. Pelo contrário, quanto mais estudantes estrangeiros no país, mais movimentada fica a economia e mais reconhecida ficam as instituições locais.
Custo de vida em Buenos Aires
Quando falamos em custo de vida é importante lembrar que cada estudante gasta de acordo com o seu estilo de vida pessoal. Alguns preferem morar sozinhos, outros possuem um padrão de alimentação mais diversificado, então podem surgir variações entre os orçamentos dos estudantes, mas sempre repassamos uma média que consideramos confortável de R$2.000,00.
Leia mais: Custo de vida em Buenos Aires
Segurança em Buenos Aires
Como o real está em alta em Buenos Aires e o custo de vida não tem sido um problema, o que tem gerado preocupação nos estudantes é sobre a questão de segurança na cidade.
Sabemos que uma crise econômica de um país interfere em questões sociais que podem influenciar negativamente na segurança urbana, mas ao contrário do que muitos pensam, os estudantes que vivem em Buenos Aires não tem relatado sobre essa sensação de insegurança, pelo contrário, trazem relatos de que se sentem mais seguros em Buenos Aires que em muitas cidades brasileiras.
Leia mais: Buenos Aires é uma cidade segura?
Leia mais:
Como estudar em Buenos Aires?
Assessoria para estudar em Buenos Aires
Como é a vida em Buenos Aires?
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.