Saiba como fazer Medicina no Exterior. Conheça as Universidades mais destacadas internacionalmente e quais os requisitos para realização da matrícula.
O post de hoje te ajudará a saber tudo sobre Medicina no exterior. Onde você pode estudar, como é o ingresso e quais são os requisitos para matrícula.
Existem Universidades de Medicina no Exterior, que diferente das instituições brasileiras, não apresentam o vestibular como metodologia de ingresso. E esse é um fator que atrai a centenas de estudantes estrangeiros anualmente para estudar na Argentina, mas não deve ser o único ponto a ser analisado.
É importante conhecer qual o reconhecimento e prestígio acadêmico das Universidades de Medicina no Exterior, para não ter problemas na hora de revalidar o diploma e retornar para o Brasil.
Como estudar Medicina no exterior?
1º) Conheças as Universidades
Entre em contato conosco para conhecer todas as Universidades que oferecem o curso de medicina. Existem instituições públicas e privadas, com ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano, com cursos de ingresso curtos ou mais longos.
A ideia é que você possa conhecer as Faculdades e definir qual te atende melhor, e iniciar o seu processo de admissão, seguindo todos os requisitos solicitados pela secretaria acadêmica da instituição escolhida por você.
Leia mais: Faculdades de Medicina em Buenos Aires
2º) Inicie os seus Trâmites
Existem alguns documentos e trâmites que são comuns entre todas as instituições, mas é importante que você realize o seu processo de admissão voltado para a Universidade que você pretende ingressar, já que podem existir diferenças nos prazos para entrega dos documentos e dos trâmites solicitados.
Todo o processo demora entre 4 e 6 meses, podendo levar um pouco mais. Parte desses trâmites são realizados no Brasil e a outra parte na Argentina. Alguns deles são realizados de maneira independente pelos gestores da agência e em outros são de caráter pessoal, ou seja, você também deverá estar presente.
Leia mais: Documentos para estudar em Buenos Aires
3º) Estude Espanhol
Grande parte das Universidades exigem uma certificação de proficiência em espanhol, que pode ser obtida por meio de uma prova online como a do SIELE. Assim que você iniciar o seu assessoramento conosco, liberaremos o acesso ao curso preparatório para o exame.
Leia mais: Siele para estudar Medicina em Buenos Aires
Mas além da certificação, é necessário buscar o domínio prático do idioma, e para isso, a vivência em Buenos Aires contribui muito. Estar nas ruas, se comunicando com pessoas, dialogando em diferentes espaços te trará mais segurança, então aproveite para se aproximar de estudantes nativos e ter uma imersão na cultura local.
4º) Realize a matrícula
A maioria das Universidades abrem as inscrições duas vezes no ano, em março e em agosto, sendo que algumas são presenciais, então você deverá viajar para Buenos Aires para formalizar a sua matrícula pessoalmente juntamente com os nossos gestores.
Após a entrega da documentação a Universidade confirmará a matrícula com o registro do aluno, comissões, disciplinas, sede, dias e horários das aulas.
5º) Se prepare para adaptação
Sem dúvidas, estudar Medicina no Exterior representa uma grande conquista para muitos estudantes, sobretudo para aqueles que já vinham tentando a alguns anos.
Mas não podemos deixar de lado a necessidade de um suporte emocional durante os primeiros meses. É outra cultura, clima, idioma, cidade, é tudo novo, e essa emergência de adaptação e ajustamento mobiliza a muitos estudantes.
A adaptação é um processo e está longe de ser uma experiência perfeita. Você não precisa gostar de 100% de tudo que vai encontrar e conhecer, mas é importante ter algumas estratégias para lidar com as diferenças culturais e superar a saudade dos amigos e familiares.
Onde estudar Medicina no exterior?
O que fazer para estudar Medicina no exterior?
Entre em contato conosco agora mesmo e receba toda orientação e suporte de um consultor. Você entenderá melhor sobre o ingresso e requisitos de admissão das Universidades, assim como os prazos e documentos necessários. O primeiro passo é definir a Universidade, todas as demais etapas dependem disso.
Leia mais:
Assessoria para estudar Medicina em Buenos Aires
Quanto custa estudar Medicina em Buenos Aires
Como é a relação dos argentinos com os brasileiros?
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.