Estude em uma Universidade no exterior sem vestibular e ganhe destaque acadêmico e profissional.
No post de hoje te explicaremos como você pode estudar no exterior em uma Universidade com ingresso sem vestibular e de forma gratuita.
O domínio de outro idioma, a experiência pessoal e acadêmica e o diferencial profissional são algumas das principais vantagens de estudar em uma Universidade Pública no Exterior.
Quais países não têm vestibular?
O vestibular é um método de ingresso nas Universidades brasileiras. Você vai perceber que em outros países a metodologia é diferente. Em alguns o ingresso é realizado pela análise do currículo e mérito acadêmico, já em outros como na Argentina, o ingresso ocorre por meio de um curso de nivelamento.
Existem Faculdades sem vestibular?
Sim. Existem Faculdades Argentinas onde o ingresso ocorre sem vestibular, por meio de um curso de ingresso sem concorrência e sem cotas. Para isso, é necessário apresentar os documentos e trâmites solicitados pela instituição e participar do curso de ingresso da Universidade.
Leia mais: Sem vestibular
Como é o ingresso nas Faculdades Argentinas?
O ingresso é sem vestibular. As Faculdades Argentinas possuem uma metodologia de ingresso diferente do Brasil, sem processo seletivo. Depois de apresentar todos os documentos e trâmites solicitados pela secretaria de admissão da Universidade que pretende ingressar, você deverá participar de um curso de ingresso.
As disciplinas e a duração desse curso de ingresso varia de acordo com a Faculdade, dependo durar de 3 semanas a 8 meses. O objetivo das Universidades é oferecer uma base de conhecimento, de forma que todos os alunos ingressem com a mesmo nível de ensino.
Todos os alunos matriculados iniciam o curso de ingresso, não existe uma seleção entre eles.
Características do método sem vestibular da Argentina:
• Nivelamento
O curso de ingresso tem por objetivo nivelar o conhecimento do aluno adquirido no ensino médio, com a base necessária para ingressar no ensino superior, sendo assim ele aporta uma introdução para o início da vida acadêmica.
• Não é seletivo
Diferente do Brasil, esse método de ingresso não tem por objetivo selecionar os estudantes, somente de nivelar seus conhecimentos para que todos iniciem sua carreira com a mesma base acadêmica. Dessa forma, a Universidade garante que todos tenham a oportunidade de ingressar no curso escolhido.
• Parte do currículo
Esse curso ingresso já faz parte da graduação, aportando carga horária a grade curricular.
• Sem concorrência
Ele não tem concorrência, todos se inscrevem e todos realizam o curso de ingresso. Aqueles que aprovarem nas disciplinas, poderão dar continuidade com a formação.
• Adaptação
Serve como adaptação para aqueles estudantes estrangeiros que não tem total domínio e conhecimento do espanhol.
Como ingressar em uma Faculdade no exterior sem vestibular?
Todo o processo de tramitação com a documentação demora entre 4 e 6 meses. Entre em contato conosco para que possamos te orientar com Universidades, documentos e trâmites solicitados. Confira abaixo 3 passos para estudar em uma Faculdade Argentina.
1º) Faculdades Argentinas
Existem instituições públicas, como a UBA, UNLP, UNLAM e UNA, e privadas como a Barceló, UAI e UMAI, com ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano, com cursos de ingresso curtos ou mais longos.
A ideia é que você possa conhecer as Universidades, definir qual te atende melhor, e iniciar o seu processo de admissão, seguindo todos os requisitos solicitados pela secretaria acadêmica da instituição escolhida por você.
Leia mais: Faculdades Argentinas
2º) Trâmites para estudar na Argentina
Existem alguns documentos e trâmites que são comuns entre todas as instituições, mas é importante que você realize o seu processo de admissão voltado para a Universidade que você pretende ingressar, já que podem existir diferenças nos prazos para entrega dos documentos e dos trâmites solicitados.
Além disso, atente-se aos prazos. As Faculdades costumam ser bem rigorosas com o prazo para entrega da documentação.
Leia mais: Trâmites para estudar na Argentina
3º) Espanhol para estudar na Argentina
Grande parte das Universidades Argentinas exigem uma certificação de proficiência em espanhol, que pode ser obtida por meio de uma prova online como a do SIELE. Assim que você iniciar o seu assessoramento conosco, liberaremos o acesso ao curso preparatório para o exame.
Leia mais: Espanhol para estudar na Argentina
Leia mais:
Adaptação de brasileiros em Buenos Aires
Como é a vida em Buenos Aires?
Vantagens de estudar em Buenos Aires
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.