Conheça as principais Universidades e saiba quais são os documentos solicitados na matrícula.
Saiba como estudar medicina na Argentina. Conheça as principais Universidades e saiba quais são os documentos solicitados na matrícula.
Onde estudar Medicina na Argentina?
Argentina reúne alguns dos grandes nomes de instituições com o curso de medicina, tanto públicas quanto particulares.
Entre as Universidades públicas, a UBA ocupa o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina. Já a UNLP ocupa o 541º lugar no Ranking Mundial e 21º lugar no Ranking da América Latina.
Entre as Universidades privadas, a UCA ocupa o 323º lugar no Ranking Mundial e 43º lugar no Ranking da América Latina. A Austral ocupa o 432º lugar no Ranking Mundial e 26º lugar no Ranking da América Latina. Já a USAL ocupa o 1201º lugar no Ranking Mundial e 201º lugar no Ranking da América Latina.
Mas essas não são as únicas opções de universidades com o curso de medicina. Só em Buenos Aires existem mais de 10 instituições. Tem para todos os perfis.
Leia mais: Faculdades de medicina na Argentina
O que fazer para estudar Medicina na Argentina?
Você precisa iniciar o seu assessoramento para tramitar os seus documentos e apresentar na Faculdade. O ingresso nas Universidades da Argentina é sem vestibular, então esquece essa história de processo seletivo e concorrência entre alunos.
Inicialmente você precisa conhecer as instituições, entender como funciona o ingresso de cada uma delas e quais são os requisitos para admissão e matrícula. Com isso, você define a Faculdade que mais se ajusta ao seu perfil e inicia o seu processo de assessoramento conosco.
Realizamos todos os trâmites que a Universidade exige, legalização, apostilamento de haya, convalidação de diploma, tradução juramentada e todos os trâmites do processo imigratório para aprovação do visto e emissão do DNI. Você só precisa focar no espanhol e aguardar o dia do embarque.
Como ingressar em medicina na Argentina?
Como o ingresso é sem vestibular, o acesso é livre para qualquer estudante, mesmo sendo estrangeiro. O ingresso ocorre por meio de um curso de ingresso de participação obrigatória para todos os alunos.
A matrícula é realizada mediante a apresentação dos documentos solicitados, sem nenhuma prova. Confirmada a inscrição, você inicia o curso de ingresso do seu curso.
Ele também não é seletivo, não tem concorrência entre os alunos. O objetivo das Universidades com o curso de ingresso é nivelar a todos os alunos entre si, de forma que todos os alunos comecem o curso com a mesma base de ensino.
Essa é uma grande diferença entre as Universidades Argentinas. Em algumas instituições esse curso de ingresso tem duração de quatro semanas, em outras de oito meses, em algumas tem aplicação de provas, e em outras apenas apresentação de seminários. Por isso é muito importante estar bem assessorado por um consultor e explorar as opções de Universidades para definir a que mais se adequa ao seu perfil.
O que eu preciso saber antes de estudar medicina na Argentina?
1- Não é porque não tem vestibular que é fácil.
As pessoas confundem muito isso do “não ter vestibular”, como se fosse algo fácil, e não é. Eu gosto de usar a palavra justo. O ingresso nas Universidades argentinas é justo! Os estudantes, estrangerios ou argentinos têm a oportunidade de ingressar em uma instituição pública ou privada no curso que deseja, sem uma seleção e concorrência desleal. Agora lá dentro você samba muito para aprovar nas disciplinas.
2- Sem espanhol não vai rolar, então foca no castelhano.
Você pode até viajar para Buenos Aires e conseguir sobreviver com um portunhol, mas na faculdade a conversa é outra. Os professores não falam devagar porque tem brasileiros na sala e você vai precisar se expressar bem nas questões dissertativas e orais, então foco no espanhol.
3- O método de ensino é diferente e você vai precisar ter uma postura mais ativa no seu processo de aprendizagem.
Na Argentina a metodologia de ensino é mais ativa. Os estudantes assumem o papel de protagonista no seu processo de aprendizagem, algo bem diferente da realidade acadêmica brasileira.
4- Ao finalizar a sua formação, será necessário revalidar o seu diploma no Brasil.
Todos os diplomas emitidos em um país, devem passar por um processo de legalização e convalidação para que seja reconhecido em outro, com o de medicina não será diferente.
5- Morar em outro país não será sempre rosas. Em alguns momentos o processo de adaptação e ajustamento será um grande desafio.
É bem legal morar em outro país, você vai conhecer muitas pessoas legais, outra cultura, aprender outro idioma, é um máximo. Mas também será um desafio. O viver longe dos seus amigos e familiares, até que você comece a criar raízes na Argentina é um processo. Fora todo o processo de adaptação e ajustamento a essa nova realidade. Por isso, seja gentil com você, se acolha e se necessário busque ajuda para esse período.
Leia mais:
Assessoria para estudar Medicina em Buenos Aires
Quanto custa estudar em Buenos Aires?
Como é a vida em Buenos Aires?
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.