Como é a vida em Buenos Aires?

Entenda como é a vida em Buenos Aires e como são os primeiros meses de adaptação dos estudantes brasileiros na Argentina. 

No post de hoje compartilharei um pouco sobre como é a vida de um estudante em Buenos Aires, desde o seu processo de adaptação até as primeiras impressões da cidade.

Encantadora

Para os brasileiros que vivem em Buenos Aires, a cidade pode ser classificada em apenas uma palavra, encantadora. A capital da Argentina é um pedaço da Europa na América do Sul. No país vizinho, é possível estudar, passear e se divertir como se estivesse na Europa, graças a sua herança cultural deixada pelos italianos e pela colonização espanhola.

Buenos Aires

Essa incrível cidade com uma cultura de traços fortemente europeus está cada vez mais disponível aos brasileiros, não só pelo idioma que é fácil de aprender, mas também pela valorização da moeda no país e pela proximidade com o Brasil.

Conhecida também como a terra do tango, Buenos Aires é uma cidade ativa 24hs, em qualquer momento do dia é possível ter acesso a transporte público, ruas iluminadas e segurança, afinal de contas a noite nessa cidade é um show à parte.
Leia mais: Morar em Buenos Aires

Argentinos

O povo argentino é muito receptivo à “invasão de brasileiros”, sempre muito alegres, se esforçam para falar em português e não podem deixar de falar das praias brasileiras. Nas principais Universidades o carinho receptivo também é grande com os estudantes brasileiros que vivem em Buenos Aires.
Leia mais: Como são os argentinos?

Por que essa transição de brasileiros para Buenos Aires?

O principal motivo que leva tantos estudantes brasileiros para Buenos Aires é a preocupação pelo seu futuro! Como você já sabe, em Buenos Aires, nas Universidades não tem vestibular, nem as públicas e nem nas particulares. Além disso, as particulares tem mensalidades muito abaixo da média das mensalidades das Universidades Brasileiras.

Adaptação de viver em outro país

Mas nem tudo é um mar de rosas, Buenos Aires não é a cidade perfeita! Há quem não goste da vida na cidade, claro, tem gente que não se adapta e é importante ter em conta as possíveis dificuldades que você pode chegar a ter. 

Mas o mais precioso conselho que eu posso te dar, é que você entenda o que significa viver em outro país, que você entenda que é tudo novo, tudo diferente para você, e somado a isso, está a distância dos familiares e amigos, a saudade e a ansiedade de voltar para a terrinha natal.

Quando você chega consciente das diferenças que vai encontrar, a adaptação acaba sendo menos dolorosa e vai fluindo…

10 dicas para você se preparar para Buenos Aires 

1) Fale sobre o que você vai fazer em Buenos Aires. E para quê.

Existe um motivo não é mesmo? Ele pode ser forte o suficiente para os dias difíceis onde você se questione se dará conta ou não.

2) O que você sabe sobre a cidade? 

Busque informações sobre a cultura, os costumes gastronômicos, sobre os argentinos, as gírias utilizadas, o clima, os hábitos e costumes locais, sobre o que eles costumam fazer nos finais de semana, diferenças culturais, entre outas coisas…

3) Aprenda o castelhano

Se você vai fazer um curso na cidade, trate de desde agora já ir tendo algum contato com o idioma. Uma boa opção é visitar canais de youtube de argentinos, sites de jornais locais, escutar músicas e assistir a séries e filmes argentinos. 

4) Você tem o apoio e suporte financeiro da sua família?

Certifique-se que a sua família terá condições de te ajudar financeiramente durante o seu curso. Viver em Buenos Aires tem um custo e você precisa ter esse apoio para poder se concentrar naquilo que você vai fazer.

5) Conheça as diferenças culturais

Busque informações sobre diferenças da cidade, dos costumes, da forma de pensar, de tudo o que Argentina tem de diferente do Brasil. Apesar de serem países bem próximos, existem muitas diferenças entre eles.

6) Conheça o outro lado da moeda

Não busque conhecer só as coisas boas, busque conhecer o outro lado também, as dificuldades, os desafios, e dessa forma você evita tantas surpresas quando chegar lá.

7) Experiência de outros brasileiros

Você já sabe quais os desafios que os brasileiros, que foram fazer o que você vai fazer na Argentina, enfrentaram? É hora de saber quais são esses desafios e de buscar soluções e estratégias para superá-los. 

8) Entenda o método de ensino das Universidades

Comece a entender como o método de ensino das Universidades. Algumas tem o método PBL, que busca incorporar à formação acadêmica uma forma de pensar mais crítica e transversal.

9) Se visualize nesse cenário

Busque imaginar como será a sua vida a partir do momento que você chegar em Buenos Aires e comece a antecipar algumas atividades desde o Brasil, por exemplo, em Buenos Aires você terá que organizar seu apartamento, fazer compras, lavar roupa, cozinhar, pagar as contas e ainda estudar. 

Certamente, você não faz isso na casa dos seus pais, então seria uma ótima experiência, começar aos poucos a incorporar novos costumes e responsabilidades ainda aqui no Brasil.

10) Suporte Psicológico

Nunca é demais. Meu sonho é receber estudantes aqui na agência que já nos contratam com um processo de psicoterapia em andamento, isso ajuda muito, desde uma tomada de decisão mais consciente e madura, até uma preparação de quem é você em Buenos Aires. 

Somente a experiência e vivência pode te dizer de fato como será, mas se antecipar te ajudará a se preparar para muitas coisas. Eu te garanto que vai valer a pena, vai fazer diferença!

Leia mais:

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.

Mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *