As Universidades públicas e particulares, passaram a exigir um certificado de espanhol no ato da matrícula.
Isso se deve porque existe um fluxo bastante alto de estudantes estrangeiros que embarcam para estudar em Buenos Aires.
Com o tempo as instituições foram percebendo que além de ser uma forma de filtrar os alunos que de fato tinham boas condições de compreensão e expressão do idioma para ingressar em uma formação acadêmica, era também uma forma de prevenir o baixo rendimento acadêmico por dificuldades para acompanhar as aulas.
Certificados aceitos
Cada Universidade determina quais são os certificados aceitos, mas o SIELE é um deles, inclusive aceito por todas as instituições.
O SIELE acaba sendo a melhor opção porque os estudantes podem fazer o exame do Brasil, online ou presencial em algum dos centros de aplicação, então acaba sendo mais flexível para os estudantes brasileiros.
Além disso, é mais seguro para o aluno investir no SIELE, porque caso ele decida mudar de faculdade depois, ele já tem um certificado aceito por todas as instituições.
E o que é Certificação SIELE?
É o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola.
Através dessa avaliação, é possível obter uma certificação do seu nível de domínio do espanhol, que deve ser pelo menos nível intermediário B2+, sendo possível apresentar o SIELE S5 ou SIELE Global. Além do SIELE, outras certificações comumente aceitas são o CEI, CELU, e CETEA, mas como disse, varia de acordo com cada instituição.
Como conseguir a certificação SIELE?
Os nossos pacotes de assessoramento incluem um curso de espanhol online com aulas gravadas e remotas ao vivo, contemplando desde o nível mais básico até o nível avançado. O curso é orientado para as habilidades cobradas no exame, como compreensão de leitura, auditiva, expressão oral e interação escrita, e tem um alto índice aprovação dos alunos.
3 dicas para dominar o espanhol:
1) Conheça o seu nível de conhecimento do idioma fazendo um teste, recomendo o do Instituto Cervantes.
O link é: https://www.cervantes.to/brazilian/test_inicial.html
2)Leia e assista jornais de Buenos Aires. Além de ficar atualizado das notícias diárias da cidade, você aprenderá muitas palavras novas.
3) Assista filmes argentinos para praticar a escuta. Além de te ajudar a conhecer mais da cultura portenha, da cidade e seus costumes, te ajudará na adaptação auditiva do sotaque e com as gírias locais.
E o mais importante, pratique! No início é desafiador, a gente fica sem saber como se expressar, mas é questão de prática para você enriquecer o seu vocabulário e sentir mais segurança.
Leia mais:
Universidades Argentinas
A vida em Buenos Aires
Crise financeira da Argentina
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.