Brasileiros estudando Medicina em Buenos Aires

Saiba como é a adaptação e os principais desafios encontrados pelos estudantes brasileiros.

Nesse post compartilharemos com você como é a adaptação de brasileiros estudando Medicina em Buenos Aires e quais são os principais desafios encontrados pelos estudantes durante os primeiros meses.

Para qualquer pessoa, viver no exterior é um grande desafio. A experiência é um pouco mais sutil para uns e mais desafiadora para outros. Isso vai depender muito da nossa educação e dos nossos costumes familiares.

Mas antes que nada, porque existem tantos brasileiros indo estudar medicina em Buenos Aires?

Valorização Profissional

Sabemos que essa é uma experiência que tem valorizado muito os profissionais e hoje, não só pelo fato de dominar um segundo ou terceiro idioma, mas pelos valores e habilidades adquiridas durante essa experiência.

Qualquer pessoa, de qualquer área e formação, deveria ter a experiência de fazer um intercâmbio no exterior. Aprendemos com a formação acadêmica, mas também aprendemos muito sobre os costumes, leis, gastronomia e principalmente sobre os valores da cultura local, o que para mim, desperta uma nova visão da vida.

E além disso, o que não é surpresa para ninguém, as possibilidades de fazer medicina no Brasil é praticamente nula para muitos estudantes. Com a realidade argentina, onde o ingresso é sem vestibular, isso se torna mais possível para grande parte desses jovens.
Leia mais: Intercâmbio para Buenos Aires

Desafios dos brasileiros estudando Medicina em Buenos Aires:

Comunicação

Durante os primeiros dias, a comunicação será um grande desafio. É muito frustrante querer se comunicar e não conseguir, então o ideal é focar no idioma e tentar ao máximo evitar falar português, buscando sempre assistir filmes, jornais e documentários em espanhol, escutar músicas argentinas e buscar revistas ou livros de temas que te interessem.

Evitar estar sempre rodeado de brasileiros também faz toda diferença para o aprendizado e domínio do idioma.
Leia mais: Entenda as diferenças entre o espanhol e o castelhano

Saudade de casa

As vezes a saudade tenta nos derrubar, a distância dos familiares e amigos, principalmente em datas especiais que nos abala muito. Nessas horas é importante ter foco naquilo que você está buscando e pensar que será apenas por alguns anos.

Adaptação com a comida

É diferente? É. Mas podemos nos adaptar e nos ajustar.

Não é que a comida argentina é ruim, mas é uma composição diferente da nossa. Mesmo aquelas pessoas que gostam muito a culinária portenha, como eu, passamos por momentos de saudade, afinal de contas, os alimentos carregam uma memória afetiva em nossas vidas.

Algumas possibilidades é levar algumas coisas que não são encontradas nos supermercados argentinos ou então comprar com brasileiros que comercializam em Buenos Aires mesmo.

Outra possibilidade é encarregar quentinhas com brasileiros, é algo bem comum e acaba sendo a fonte de sobrevivência de muitas pessoas.
Leia mais: Como é a comida argentina?

Clima

Para os brasileiros que não são acostumados com o frio, como eu que sou de Salvador, o frio também representa um desafio. É legal porque experimentamos usar outro estilo de roupa durante o outono e inverno, mas é necessário se ajustar a essa realidade.

Grande parte dos ambientes são climatizados e preparados para o inverno de Buenos Aires, e a rotina da cidade acaba se modificando um pouco durante essas estações já que no inverno o dia amanhece mais tarde, por isso é comum que as coisas só comecem a funcionar entre 08:30 e 09hs.

Maturidade, independência e segurança

Os resultados no final de uma jornada em Buenos Aires é uma pessoa mais preparada, segura e independente para tomada de decisões em sua vida. É vivendo no exterior que aprendemos a improvisar, que nos tornamos independentes, que aprendemos a valorizar mais as coisas, nos tornamos mais cuidadosos e atenciosos.

Aprendemos a nos defender, ficamos em estado de alerta e otimizamos o nosso tempo com as milhares de atividades que temos que fazer sozinhos (estudar, lavar, passar, arrumar, comprar, organizar, pagar contas, etc) e é essa a experiência que não conseguimos vivenciar estando na nossa zona de conforto, é necessário ir para fora para desenvolver.

Em Buenos Aires, você poderá ingressar em uma Faculdade gratuita sem vestibular, economizar o dinheiro e o tempo que perderia no Brasil com cursinho de vestibular e depois retornar para o Brasil ou quem sabe até morar em outro país.

Mas para isso, você terá que o pagar o preço de viver longe de sua família em datas e momentos especiais, terá que se esforçar para aprender e dominar o espanhol, conhecer e respeitar a local e assim buscar ter uma adaptação tranquila na Argentina.

A adaptação é um processo de ajustamento, que pode durar dias ou meses, cada pessoa vivencia de uma maneira diferente. É interessante buscar algumas estratégias de enfrentamento que te ajudem a passar por esse período de maneira leve e funcional.

Leia mais:

Custo de vida de Buenos Aires
Espanhol para estudar em Buenos Aires
Dicas do que fazer em Buenos Aires

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.

Mais alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *